sexta-feira, 1 de junho de 2007

Conselho Regional de Química promove II Encontro dos Profissionais da Química da Amazônia Ocidental

Por Suleima Tello

No período de 18 a 21 de junho de 2007, acontece no Stúdio 5 - Centro de Convenções, o II Encontro dos Profissionais da Química da Amazônia Ocidental promovido pelo Conselho Regional de Química da XIV Região.

Segundo o presidente do Conselho Regional de Química, Avelino Cuvello, o objetivo desse evento é trocar e unificar informações relacionadas à área química bem como discutir as relações entre a química e o meio ambiente. “Pretendemos mostrar como utilizar a química de uma forma mais contributiva, evitando os danos à natureza, tendo em vista que o Amazonas tem se mantido num processo de preservação ambiental muito grande”, salienta.

O encontro tem como tema central a “Química Verde” que consiste na utilização de técnicas e metodologias químicas que visam à conservação ambiental. De acordo com Cuvello, a Química Verde prioriza a utilização de produtos orgânicos agregados a processos químicos. “Como os produtos orgânicos são renováveis, o impacto na sociedade será positivo, tanto no que diz respeito aos aspectos ambientais como também nas questões econômicas”, afirma.

O evento contará com a presença de diversos profissionais que discutirão com o público presente questões atuais da área tecnológica relacionadas à Química Verde, além disso, serão oferecidos mini-cursos, palestras, exposições, mostra de trabalhos científicos e projetos desenvolvidos pelos estudantes do Ensino Médio da rede estadual de ensino.

O evento será realizado em conjunto com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae); Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa); Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam); Universidade Federal do Amazonas (Ufam); Universidade do Estado do Amazonas (UEA); Centro Universitário do Norte (Uninorte); Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), Centro Universitário Nilton Lins e Centro Federal de Ensino Tecnológico (Cefet-Am).

Outras informações podem ser obtidas pelos telefones: 3234-4956/ 3233-8896 ou 3234-1062.

Química Verde
A química exerce um importante papel na vida do ser humano, isso porque está presente no cotidiano na produção de vários insumos necessários a vida humana. Por outro lado, pode provocar degradação ambiental por meio da utilização de produtos tóxicos.

Atualmente, com a grande concentração industrial, surge a preocupação com a questão ambiental, principalmente no que diz respeito à produção de efluentes tóxicos. Para solucionar o problema seria necessário pensar na implantação de políticas de preservação do meio ambiente bem como políticas educacionais que visem à conscientização da população.

A química deve participar do processo de melhoria da qualidade de vida das pessoas sem causar danos ao planeta, assim surge à necessidade de buscar neutralizar a emissão de gases poluentes e a geração de efluentes tóxicos.

O Amazonas é um dos estados que apesar de possuir um pólo industrial sem chaminés, enfrenta sérios problemas de degradação ambiental. Pensando nesses problemas ambientais e nos que assolam o planeta de um modo geral, pesquisadores e cientistas desenvolveram um estudo chamado QUÍMICA VERDE.

A Química verde ou Green Chemistry foi desenvolvida inicialmente nos Estados Unidos e consiste na utilização de técnicas químicas e metodológicas de eliminação de solventes e reagentes que acabam gerando produtos tóxicos que poluem o meio ambiente. Em alguns países, onde ocorre um efetivo controle da emissão de poluentes, esse conceito já vendo sendo aplicado nas indústrias e nos últimos anos, está sendo inserido no meio acadêmico como uma forma de incentivar as pesquisas neste seguimento.

A evolução desse conceito fez com que a química verde saísse apenas do ramo da pesquisa, para ser utilizada na prática pelas indústrias químicas bem como pelo próprio governo com utilização de processos químicos sem causar degradação à natureza.

Nenhum comentário: