sexta-feira, 8 de junho de 2007

Patrono da Marinha Brasileira e os 142 anos da Batalha Naval do Riachuelo serão homenageados na ALE



Por Anny Girão

O deputado estadual Carlos Alberto (PMN) propôs uma sessão especial na próxima terça-feira (12), às 10h, no plenário Ruy Araújo da Assembléia Legislativa, para homenagear o Patrono da Marinha Brasileira e os 142 anos da Batalha Naval do Riachuelo.
Segundo o deputado, o Almirante Joaquim Marques Lisboa, conhecido como Marquês de Tamandaré, foi aclamado a posição de Patrono da Marinha Brasileira, por sua vocação e pela capacidade de usar o mar como fator essencial de desenvolvimento, através das ações políticas e militares.
Em 1 de junho de 1865, as margens do rio Riachuelo, um afluente do rio Paraguai, na província de Corrientes, na Argentina, o Almirante Tamandaré comandou a vitoriosa esquadra brasileira durante a Batalha Naval do Riachuelo, que assegurou a livre navegação na Bacia do Prata.
Para Carlos Alberto esses dois acontecimentos marcaram a história do Brasil. “Essa homenagem é um reconhecimento aos serviços e união dos brasileiros militares, demonstrando que seu nome e exemplos continuam bem vivos no coração daqueles que sabem honrar a farda da Marinha Brasileira”, afirmou.

Nenhum comentário: