sábado, 9 de junho de 2007

Programa da Semma ajuda a gerar renda nas comunidades

Por Jucicleide Ferreira

Preservar os recursos naturais, reduzir a quantidade de resíduos sólidos lançados nos igarapés e ainda permitir a geração de renda às comunidades de Manaus, esse é o objetivo do Programa Universidade do Meio Ambiente (Uniambiente) desenvolvido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) por meio do Núcleo de Formação de Multiplicadores da Gerencia de Educação Ambiental. No ano de 2006, foram atingidas pelo programa mais de 5.600 pessoas entre comunitários, estudantes da rede pública e particular de ensino, técnicos e profissionais de diferentes áreas.

O destaque do trabalho da Uniambiente são as oficinas de resíduos sólidos que utilizam materiais como o jornal, o papelão e a garrafa pet para a confecção de objetos de arte e decoração. Os instrutores do Programa ensinam as pessoas a produzir cestas de vários modelos, porta-treco, embalagens com tampa e até árvores de natal. Com isso, os participantes se tornam multiplicadores desse aprendizado nas suas comunidades.

Segundo o chefe do Núcleo de Formação para Multiplicadores, Marcelo Dantas, a iniciativa surgiu em 1999 e desde então o trabalho vem despertando as pessoas para uma nova postura. “A Uniambiente é uma importante ferramenta de trabalho da Semma, pois estimula mudanças de comportamento a partir de condutas que contribuam para o desenvolvimento sustentável”.

Na sede da Secretaria de Meio Ambiente, há inúmeros produtos feitos com esses resíduos e que fazem parte do mostruário da Uniambiente, os quais são usados em exposições em empresas e em todas as ações da Semma, como nos Projetos Domingo no Mindu e Circuito da Ciência. Além das oficinas de trabalho, a Uniambiente realiza palestras educativas, cursos gratuitos (sem caráter acadêmico formal), seminários, visitas técnicas que ajudam na formação de cidadãos conscientes de seus direitos e deveres para com o meio ambiente.

Entre as áreas abordadas nas palestras e capacitações da Uniambiente podem-se destacar: gestão de recursos naturais, agricultura biológica, gestão de resíduos sólidos, paisagismo, manejo de fauna, legislação ambiental, qualidade ambiental e saúde pública, fundamentos de ecologia geral e aplicada, planejamento urbano, geoprocessamento, sistemas de gestão ambiental pública e privada, turismo, desenvolvimento pessoal no contexto ambiental e estudos alternativos.

Para ter acesso aos serviços da Uniambiente os interessados devem solicitar, via ofício, à Gerência de Educação Ambiental da Semma os serviços. Marcelo Dantas explica que depois de feita o pedido, uma equipe visita a comunidade ou organização para avaliar os procedimentos a serem utilizados e as ferramentas a serem trabalhadas no local. “A visita permite adequar o curso ou oficina à realidade das comunidades, tendo em vista que a finalidade é garantir um meio de as famílias se sustentarem”, salienta.

Nenhum comentário: