sexta-feira, 8 de junho de 2007

Um resumo das notícias do dia em 1 hora

Por Alessandra Mourão

Quem não encontrava tempo para se manter informado sobre os principais acontecimentos do dia agora não tem desculpa, isso porque a Rádio A Critica atende lançou o A Crítica Notícias – O Dia em 1 Hora.

O programa com cunho jornalístico é transmitido ao vivo, diariamente, das 19h às 20h. Como os engarrafamentos são inevitáveis nas ruas de Manaus, o ouvinte sintoniza na freqüência 93,3 e fica por dentro de tudo que acontece na cidade, no interior do Estado e ainda se mantém antenado com notícias de última hora, transmitidas por parlamentares amazonenses, diretamente de Brasília.

A equipe do novo programa é formada por três produtores e a apresentação fica por conta do jornalista Álvaro Corado, que também é diretor do jornal televisivo da emissora. O conteúdo do A Crítica Notícias é definido ao longo do dia pela produção, que procura monitorar todas as matérias exibidas nos telejornais. Na reunião de pauta, os assuntos são discutidos e algumas matérias transmitidas no vídeo são adaptadas para rádio.

Além de quinze matérias diárias o programa também apresenta um quadro de entrevistas com pessoas que ganharam evidência nos principais veículos de comunicação locais. Os entrevistados participam por telefone e respondem aos questionamentos e esclarecem dúvidas do público sintonizado na rádio.

Com um formato de “rádio satélite”, o A Crítica Notícias procura fazer uma cobertura jornalística abrangente e de utilidade pública. Durante a programação, os repórteres passam informações do trânsito e de eventos que acontecem na cidade. Na política, os parlamentares amazonenses divulgam, por telefone, a aprovação de projetos e outros assuntos tratados na Capital Federal. No quadro “Alô Ouvinte” a participação do público é fundamental.

A produção divulga uma enquete – dentro do conteúdo do dia - e abre espaço para as ligações opinativas. Com apenas dois meses de programa, a produção afirma que possui uma agenda com mais de cem nomes e contatos de ouvintes assíduos. O novo projeto é a prova de que a Rede Calderaro de Comunicação investe em empreendimentos, por meio da qual a prioridade é o jornalismo sério e de mãos dadas com o povo.

Um comentário:

Cida Moraes disse...

gostei muito do programa hoje, ali[as [e sp mto bom. Gostaria de rever as reportagens mas não estou encontrando. Obrigada
Cida MorAES