quinta-feira, 31 de maio de 2007

Nilton Lins realiza I Feira Cultural e III Mostra de Educação

Por Louridana Castro

III Mostra de Educação

Com o objetivo de integrar os alunos dos cursos de História, Geografia, Letras e Sociologia, o Centro Universitário Nilton Lins realiza no dia 4 de junho (segunda-feira), no Hall do Bloco I, campus Parque das Laranjeiras, das 19h às 21h a “III Mostra de Educação” dos cursos de Licenciaturas.

O projeto é voltado aos acadêmicos dos cursos, que irão expor vários trabalhos, entre eles, um que conta a história do Centro Universitário, demonstrando o pioneirismo do professor Nilton Lins no Amazonas. “É relevante para os acadêmicos conhecerem a história da Instituição, quando surgiu, qual o objetivo e o que é mais importante, ainda, mostrar o trabalho do professor Nilton Lins”, declara a coordenadora do projeto, professora Maria de Nazaré Silva.

Uma das turmas do curso de Letras vai apresentar um trabalho sobre a Academia Amazonense de Letras, destacando os autores amazonenses que abordam a literatura, poesia e assuntos Amazônicos. Outra turma irá falar sobre a Academia Amazonense de Ciências e Arte do Amazonas (Alcear), na qual são valorizados homens e mulheres marcantes na sociedade amazonense por suas atitudes em buscar o aperfeiçoamento pessoal, intelectual e profissional.

Fazem parte da Alcear a professora da UniNilton Lins, Ruth Prestes Gonçalves, que fará o lançamento de um livro no evento e o escritor Gaitano Pereira Antonaccio, que será homenageado.

Segundo a coordenadora do projeto, Nazaré Silva, é muito importante promover as intelectualidades de Manaus e do Estado. “Nós temos como missão educar a Amazônia, nesse evento, vão ser apresentados pontos relevantes, por meio dos quais os alunos de licenciatura vão conhecer os autores e vão ter contato com a cultura local”, enfatiza.

No mesmo evento será apresentado um projeto sobre o Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) que é um projeto nacional com uma complexa infra-estrutura tecnológica, composto por subsistemas integrados de sensoriamento remoto, radares, estações meteorológicas e plataformas de dados, instaladas na região. “O Sipam é muito importante na Amazônia Legal Brasileira, porque, por meio dele podem ser percebidas todas as áreas que estão sendo desmatadas e queimadas na Amazônia”, explica Nazaré Silva.

I Feira Cultural de Língua Espanhola

Para mostrar o que os acadêmicos dos cursos de Licenciatura em Língua Portuguesa, Turismo, Jornalismo e Administração do Centro Universitário Nilton Lins, assimilaram na disciplina de Língua Espanhola, será realizado no dia 8 de junho, a partir das 19h, a I Feira Cultural de Língua Espanhola, no Hall do Bloco I, campus Parque das Laranjeiras.

Segundo o coordenador da atividade, professor Carlos Alberto Cruz Pinto, as turmas estão divididas em grupos. “Os grupos, que somam cerca de 200 alunos, vão mostrar que têm facilidade para falar a língua espanhola e vão apresentar os aspectos políticos, gastronômicos, econômicos e culturais de paises que influenciam nosso dia-a-dia”, salienta.

No mesmo evento alunos do curso de Licenciatura em Língua Portuguesa vão mostrar o que aprenderam, além da importância do idioma na vida deles enquanto professores de língua portuguesa e qual a relação do espanhol com língua portuguesa.

O curso de Turismo vai se dedicar a expor a parte turística de cada país apresentado. Os acadêmicos de Jornalismo vão mostrar a parte da Argentina que influencia no Mercosul. Já os alunos de Administração falarão diretamente sobre o Mercosul.

Voltar

sexta-feira, 25 de maio de 2007

Empresas recebem orientação quanto à atividade química

Por Suleima Pantoja

Com a finalidade de orientar as empresas que trabalham com química quanto à importância de contratação de um profissional da área e a regularização de documentos, o Conselho Regional de Química da XIV região realiza diariamente visitas às empresas de Manaus e do interior.

De acordo com o presidente do Conselho Avelino Cuvello, os fiscais fazem as visitas no sentido de informar sobre as necessidades de contratação e organização de documentos. “Temos uma preocupação, verificar se o profissional está dentro de sua capacidade adequada de produção, pois com um profissional qualificado a empresa só tem a ganhar em termos de produtividade”, afirma.

Em média são visitadas quatro empresas por dia mediante a três situações: a primeira é quando a empresa é registrada, neste caso as visitas são anuais para atender aos profissionais que nela trabalham; a segunda ocorre quando a empresa está em fase de implantação e necessita se regularizar e a terceira é quando a empresa não atende aos padrões estabelecidos pelo conselho.

Algumas empresas aparentemente não possuem atividade química, mas como afirma o coordenador de fiscalização do Conselho Regional de Química Mário Jarbas é necessário fazer a visita para identificar se dentro das atividades que executa há alguma que seja enquadrada na área química. “Caso haja atividade, a empresa será orientada a contratar um profissional da área”, salienta.

A necessidade do profissional técnico, bacharel ou engenheiro químico depende do porte da empresa, de seu capital social e do número de funcionários. “ Uma empresa, por exemplo, que possui acima de cinqüenta funcionários será necessário contratar de um profissional de nível superior”, explica o coordenador.

Atualmente, o CRQ em Manaus conta com dois fiscais que realizam o trabalho de visita e um Engenheiro Químico que analisa todos os levantamentos e coordena a área de fiscalização e orientação aos profissionais da química. O Conselho abrange também os estados do Acre, Rondônia e Roraima, e as fiscalizações são realizadas pelas delegacias situadas em cada um deles.

Informações podem ser obtidas pelo telefone 3233-8896 ou pelo site do CRQ .

“De Olho Em Você” na Balada

Por Raquel Maciel

O programa “De olho em você” desta semana vai mostrar como são as noites no Wãndyn, um bar que é considerado o bar das emoções e também uma entrevista com o artista plástico Arnaldo Garcez, o artista amazonense que já realizou exposições na Alemanha, Londres e Nova Iorque e voltou à Manaus para comemorar seus 30 anos de carreira com uma exposição que reúne um pouco de todas as suas obras.

O programa traz também uma matéria com o historiador e representante da União de Negros pela Liberdade (Unegro), Edson França, que fala sobre o preconceito no Brasil e no Amazonas. E um bate-papo com a analista de arrecadação de sangue do Hemoam Eleonor Calvante, que fala sobre a doação de sangue no estado e dá dicas para os doadores.

Por fim o vereador Marcelo Ramos, fala sobre o novo plano de cargos, carreiras e subsídios para os professores de Manaus, aprovado na CMM.

O programa “De olho em você” vai ao ar todos os sábados às 10h e reprisa no domingo às 11:30h na Rede Tv! (canal 18). Com a apresentação da jornalista Carla Castelo Branco.

Prêmio IEL de Estágio reunirá melhores práticas dos estados

Por Miliana Freitas

Até setembro dez estados brasileiros devem participar do Prêmio IEL de Estágio 2007. Os núcleos regionais do Instituto Euvaldo Lodi (IEL) devem encaminhar comprovantes e documentos das empresas vencedoras nos estados, que irão concorrer nas categorias Micro, Pequena, Média e Grande Empresa. São considerados micros e pequenas empresas as que têm até 99 funcionários, médias empresas, as que têm entre 100 e 499 empregados, e grandes empresas as que têm a partir de 500 trabalhadores.

A premiação deve ocorrer no dia seis de novembro, em Brasília, durante o 8º Encontro Nacional de Estágio, que será realizado pelo IEL. De acordo com o gerente de Estágios do IEL, Ricardo Romeiro, há muito mais estudantes procurando por estágio do que empresas abrindo vagas. “O objetivo é, além de reconhecer empresas com boas práticas de estágio, sensibilizar outras empresas para que abram vagas e percebam a importância de receber estudantes”, explica Romeiro.

Para o prêmio, serão identificadas, as empresas que apresentam as melhores práticas de estágio. A partir daí, cada empresa indica um estagiário para concorrer à premiação, que é para o primeiro colocado um lap top e para o segundo e terceiro colocados um desk top.

As empresas e os professores orientadores premiados receberão troféu e certificado de reconhecimento de melhor prática de estágio.

Câmara Municipal de Manaus homenageia defensores públicos

Por Mayana Costa

A Câmara Municipal de Manaus interrompeu a reunião ordinária da última quarta-feira (23), por cerca de 30 minutos, para prestar homenagem ao Dia do Defensor Público, comemorado no último dia 19.

A homenagem foi realizada a pedido do presidente da Casa, vereador Leonel Feitoza (PSDB), que também é defensor público. Na ocasião, os defensores públicos Maria de Lourdes Lobo da Costa, Tibiriçá de Holanda e Miguel Henrique Alencar falaram sobre o trabalho que desempenham para defender os direitos das pessoas de baixo poder aquisitivo e das dificuldades da Defensoria Pública no Amazonas.

De acordo com Maria de Lourdes, o papel do defensor público não é somente dar assistência judiciária à população carente, mas também de ser um transformador social, um instrumento de inclusão e de conscientização dos direitos de cada cidadão. Disse ainda que orientam e tentam uma conciliação entre as partes envolvidas no problema.

O subprocurador da Defensoria Pública, Tibiriçá Holanda, disse que a Defensoria Pública está em todos os PACs implantados pelo governo, em todas as zonas da cidade. Mas lembrou que a Defensoria Pública do Estado, atualmente, passa por algumas dificuldades como a falta de defensores para atender a população, principalmente, a do interior do Estado.

De acordo com os defensores públicos, 80% do atendimento do órgão são relacionados a casos de divórcio, tutela, família e alimentação e, em média, 60% a 70% dos casos são resolvidos pelos defensores. O cliente da Defensoria são as pessoas menos favorecidas que ganham até dois salários mínimos. Os vereadores presentes elogiaram o trabalho desenvolvido pelos defensores.

Programa de orientação ao empresário é avaliado

Por Karla Mavignier

Com o intuito de preparar o candidato a empreendedor ao mundo dos negócios o Sebrae Amazonas realizou na última semana a avaliação do Programa de Orientação ao Candidato a Empresário (Próprio) com a presença da coordenadora do projeto, Débora Mazzei, e o consultor do Sebrae Nacional, Roberto Rocha.

Presente em 18 estados brasileiros o Próprio representa um instrumento de apoio para o futuro empresário conhecer o mercado e adquirir informações para exercer maior domínio sobre seus negócios. "Aqui no Sebrae Amazonas houve um levantamento das necessidades e do que tem sido feito de bom, tanto na parte operacional quanto na técnica, reforçando a finalidade do Próprio. Isso visa uma mudança comportamental, ou seja, o Sebrae estimula que o empreendedor esteja junto aos concorrentes, fornecedores e clientes", explica Débora
O programa reúne seis módulos de aprendizado e aborda temas como características empresariais e construção de um roteiro para planejamento de negócios, além de análise para saber se o projeto pode ou não ser viabilizado.

No Ponto de Atendimento do Sebrae em Itacoatiara foram abordadas desde a análise do perfil empresarial até a viabilidade do futuro negócio, além de um debate entre participantes de um núcleo da Associação Empresarial local sobre a Lei Geral da Micro e Pequenas Empresas.

Na sua totalidade a ação atendeu 90 pessoas. Em Coari, o Núcleo de Apoio a Micro e Pequenas Empresas (Nampe ) já está bem estruturado e atende às necessidades de abertura de empresas no local." Nós realizamos um treinamento interno com os empreendedores, e falamos sobre a representatividade das micro e pequenas empresas para a economia brasileira e como o Sebrae pode ajudá-las a se estabelecer no mercado", afirma a consultora do projeto em Coari, Fernanda Gertz.

Segundo o consultor Roberto Rocha o empreendedor é aquela pessoa que tem a capacidade de se auto-gerir. "Foi visto o andamento do Próprio dentro do Sebrae Amazonas e dada uma consultoria a respeito da coleta de informações. Isso serviu para dar autonomia aos empreendedores e incentivo para eles correrem atrás das informações, sentindo assim, maior segurança em levar o seu projeto adiante. O balanço das atividades foi muito positivo", afirmou.

Rede TV Manaus inaugura programação local

Por Aline Flores

Entrevistas, entretenimento e muita informação é assim que a Rede TV Manaus inaugura sua nova programação. Na grade estão programas evangélicos como o da Igreja Universal e o da Comunidade da Graça, além de programas de entrevistas e atualidades como o “De olho em Você” e o “Encircuito”.

Com estria realizada no último dia 5 de maio o programa “De olho em você” é apresentado pela jornalista e professora Carla Castelo Branco. Em forma de revista eletrônica e com assuntos da atualidade ele traz também um aprendizado para alunos das faculdades de jornalismo.

É o caso da aluna do 5º período de jornalismo Raquel Maciel, que é repórter do programa e aluna de Carla. Fazem parte da equipe, Gabriela Macedo, Ivo Euler, Lino Sampaio e o diretor Dirley Oliveira.
Em um tom mais sério o secretario de produção rural, Eron Bezerra, comenta o assunto publicado em sua coluna no Jornal A Crítica todas as sextas-feiras em linguagem apropriada para à TV.

O programa é exibido todos os sábados às 10h, pelo canal Rede TV (canal-18) para TV aberta, e cana 19 na Vivax. A reprise acontece aos domingos, às 11h30.

Concurso de interpretação e produção de texto incentiva alunos

Por Carla Freire

A Creche Escola Bebê Bombom e centro educacional Connexus promovem até o dia 30 de maio o concurso “Pipocando”, no qual os alunos participam de oficinas de produção e interpretação de texto.

Os ganhadores das eliminatórias do concurso serão premiados com uma coroa confeccionada por eles próprios e também com um saco de pipoca caracterizando o nome do evento.

A diretora da escola, Anike Valentini, disse que o objetivo dessa atividade é fazer com que os alunos despertem para a vontade de ler, pois hoje a internet tira muito a atenção e os livros estão sendo deixados de lado.

A realização do concurso pretende ainda promover a arrecadação de livros infantis para serem doados a instituições que cuidam de crianças carentes,.

ALE participa de audiência pública em Boca do Acre para discutir o asfaltamento da BR-317

Por Amanda Monteiro

O asfaltamento da BR-317, estrada que liga o município amazonense Boca do Acre (a
1.028 quilômetros de Manaus em linha reta) a Rio Branco, no estado do Acre,
foi debatido nesta sexta-feira (25) pela Câmara de Vereadores de Boca do
Acre em audiência pública.

A audiência contou ainda com a participação de representantes do Ministério dos Transportes; do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama); do Governo do Estado e da Assembléia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE), representada pelo deputado Adjuto Afonso (PP). Segundo Adjuto Afonso, a liberação de recursos federais, cerca de R$ 6 milhões iniciais, para as obras de pavimentação já foi garantido pelo ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento (PP) durante reunião em Brasília (DF), no início do mês.

O parlamentar explicou que, os recursos serão repassados ao Estado do Amazonas que asfaltará os primeiros quilômetros da estrada de 208 quilômetros (104 quilômetros no lado amazonense e 104 no estado do Acre) ainda este ano. “A empresa que fará a obra, a Andrade Gutierrez, já está
definida, precisamos discutir pontos importantes para dar início ao asfaltamento, como por exemplo, o projeto ambiental”, afirmou.

O deputado destacou ainda que o asfaltamento da estrada é uma necessidade urgente, que vai refletir positivamente no aquecimento da economia local, melhorando e facilitando o escoamento de produtos de Boca do Acre. “A obra é uma antiga reivindicação de comerciantes e da população daquela cidade”, disse o parlamentar, lembrando que o asfaltamento também beneficiará o município de Pauini (a 923 quilômetros de Manaus).

TV A Crítica na pole position

Por Alessandra Mourão


Com o pé no acelerador, a TV A Crítica sai na frente e lança o programa Amazônia Sobre Rodas, uma revista eletrônica dedicada ao mundo dos automóveis e das motocicletas. Todos os domingos, às 10 horas, os amantes do automobilismo local ficam por dentro das novidades tecnológicas e lançamentos de produtos. O programa é uma co-produção da Amazoncast com a TV A Crítica e é apresentado pela jornalista Talita Ribeiro (foto).

O Amazônia Sobre Rodas é composto por reportagens que primam pela qualidade, tanto nos textos, quanto nas gravações e edições. Dedicado ao público exigente e ávido por informações, o novo programa dá ênfase ao esporte motor de maneira democrática. Os boxes das principais categorias do automobilismo e do motociclismo brasileiro são freqüentados pela equipe de repórteres do programa. Mas, além das pistas, o Amazônia Sobre Rodas também participa de rallies, já que se trata de uma categoria cresce bastante no Brasil.

Dentre os quadros exibidos no programa, no “Eu amo meu carro”, a produção escolhe um personagem que tenha investido na transformação do veículo. Assim, o programa escolhe o melhor carro “tunado” todo mês. Já no “Que nota você dá?”, a pessoa avalia seu próprio carro, mostrando os pontos negativos e positivos.

O programa também tem cultura: no quadro “Cinema Sobre Rodas”, são relembrados os carros clássicos e as motocicletas apaixonantes que fizeram história nos mais de cem anos da sétima arte. Nele, o público vai se deliciar com “Se Meu Fusca Falasse”, “Velozes e Furiosos” e muitos outros astros do cinema.





Voltar

quinta-feira, 24 de maio de 2007

Semma utiliza geotecnologias na identificação de APPs


Por Jucicleide Ferreira

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), por meio da Coordenadoria de Gestão Territorial e Ambiental, desenvolve o projeto de Identificação de Áreas de Preservação Permanente (APP) do Igarapé do Mindu, utilizando a tecnologia do geoprocessamento para a coleta e tratamento de informações com base em imagens de satélites das margens do igarapé, gerando e aperfeiçoando o processo de planejamento e tomada de decisões referentes ao controle e monitoramento da área.

O projeto, que teve início na gestão do prefeito de Manaus, Serafim Corrêa, atualmente já analisou e mapeou a extensão do maior igarapé em área urbana, que possui 20 quilômetros. Segundo o engenheiro ambiental da Semma, Alan dos Santos Ferreira, as ferramentas de geoprocessamento estão sendo cada vez mais valorizadas em Manaus e em todo o País.

Ele explica que por meio das geotecnologias é possível captar, armazenar, manipular, visualizar e gerar dados e informações sobre qualquer área ou objeto com fins específicos. “Os técnicos da Semma captam os dados com o aparelho GPS (Global Position System – Sistema de Posicionamento Global), os quais são inseridos no Sistema de Informações Geográficas (SIG) responsável pela implementação das ações de monitoramento e geração de mapas das Áreas de Preservação Permanente”.

A importância desse estudo está na qualidade do processo de visualização objetiva das áreas em questão e na celeridade de obtenção de dados com precisão, uma vez que as geotecnologias apresentam margem de erro praticamente nula, levando ao alcance das necessidades do estudo, que é controlar e gerenciar as áreas especialmente protegidas e de relevância ambiental como o igarapé do Mindu.

Além da aplicação das tecnologias de geoprocessamento na identificação das APPs, a Semma também se utiliza essa ferramenta para outros fins como a análise das bacias hidrográficas. “Futuramente a Secretaria vai aplicar estas ferramentas à gestão e ao planejamento da atividade de arborização urbana”, explica Alan, salientando sua participação na elaboração do programa de identificação para corte e poda.

Amazônia Agora vai mostrar o outro lado de Parintins durante o Festival Folclórico

Por Luana Borba

Se para você, falar de Parintins, durante o último fim de semana do mês de junho, se resume ao Festival Folclórico onde os bois Garantido e Caprichoso se enfrentam, não perca a transmissão do Amazônia Agora direto da ilha Tupinambarana.

No período de 25 de junho a 2 de julho, a revista eletrônica diária do Amazon Sat vai mostrar as outras facetas da cidade e do povo parintintim.

A cada dia uma nova Parintins vai ser mostrada para o Brasil e o mundo através do Amazon Sat. Para isso, a equipe de cinco profissionais parte uma semana antes em busca dessas novidades. No dia 23 chegam à ilha cerca de mais dez pessoas entre técnicos, repórteres e cinegrafistas.

O objetivo é mostrar que Parintins é muito mais que Festival. As comemorações começam um mês antes com uma vasta programação. Por isso, o Amazônia Agora vai mostrar as quadrilhas, cirandas, apresentação de bois-mirins, competições esportivas, enfim, tudo que faz a ilha pulsar neste período.

De meio dia até as duas da tarde, hora em que o programa vai ao ar, curiosidades sobre a cidade vão ser abordadas em forma de reportagens e entrevistas. É a chance de valorizar os artistas do município, os projetos desenvolvidos, as belezas naturais, a economia e as peculiaridades do lugar.

“Dia do Desafio” combate a inatividade

Por Kid Mahall

Um dos maiores problemas da humanidade em tempos modernos é a falta de atividades físicas. O sedentarismo está matando mais que o trânsito e até muitas guerras. Por isso, o Serviço Social do Comércio (Sesc) e a Prefeitura de Manaus, se unem para realizar no dia 30 de maio, um programa que visa combater a inatividade, o “Dia do Desafio”.

O projeto será realizado nas Unidades do Sesc Amazonas, no Centro Comercial de Manaus, nas Escolas, nas secretarias Municipais e na Praça da Polícia, das 6h às 21h. A meta é envolver mais de 60% da população em pelo menos 15 minutos de atividades físicas e conscientizá-la para que essa ação se torne em um hábito diário.

Segundo a professora e coordenadora do projeto, Regina Márcia, qualquer atividade pode ser desenvolvida, individual ou coletiva. “Pessoas de qualquer idade, sexo , cor , credo, novo, velho ou de qualquer estatura pode participar. Não tem limite e vale tudo, o importante é se mexer”, enfatiza.

Dia do Desafio
O Dia do Desafio foi criado no Canadá e vem sendo difundido mundialmente pela Trim & Fitness International Sport for All Association (TAFISA), entidade alemã de promoção do esporte para todos. Com um conceito simples, o evento incentiva cidades dos cinco continentes a promover a prática da atividade física diária, ressaltando a importância do esporte e do lazer para a manutenção da saúde.
Realizado anualmente, sempre na última quarta-feira do mês de maio, o Dia do Desafio propõe que as pessoas interrompam suas atividades rotineiras e pratiquem, durante 15 minutos consecutivos, qualquer tipo de atividade física.

Princípios básicos que orientam a realização do Dia do Desafio:

Acessibilidade - todos têm a oportunidade de participar, de acordo com seu potencial individual, sem qualquer restrição à idade, condição social, habilidade ou local onde vive.

Envolvimento - as idéias nascem nas comunidades e todos participam e colaboram com o desenvolvimento da programação. Um desafio à criatividade!

Diversão - o Dia do Desafio não busca índices esportivos. Fazer da atividade física um momento de diversão é um dos principais objetivos.

Diversidade - ações individuais ou programas coletivos são opções para quem quer participar. Sempre existe uma atividade adequada à condição e interesse de cada indivíduo.

Confiabilidade - o cuidado e a honestidade na apuração e divulgação dos resultados garantem a confiança e o bom relacionamento entre as cidades.

Segurança - o Dia do Desafio privilegia a segurança dos participantes, selecionando atividades adequadas aos locais onde se realizam, em especial, as que envolvem grandes multidões.

Benefícios para a comunidade - uma comunidade saudável se forma com indivíduos saudáveis onde prevalece a integração e a cooperação. O Dia do Desafio estimula a formação do espírito de coletividade.

Benefícios para a saúde - A prática da atividade física diária promove grandes melhorias na condição de saúde. O Dia do Desafio alerta as populações para esta necessidade.

Amazon Sat transmite o final do Festival de Ópera

Por Érika Lima

O Canal Temático da Amazônia, Amazon Sat, vai transmitir, ao vivo, o penúltimo Festival Amazonas de Ópera, que encerra a temporada de 2007 neste sábado, dia 26 de maio, com espetáculo "Concerto de Encerramento".

A direção da emissora quer repetir o sucesso das outras duas transmissões ao vivo, realizadas durante o festival - o "Concerto de Abertura" e a ópera "Lady Macbeth" - que recebeu elogios de telespectadores de várias partes do Brasil.

O Amazon Sat possui uma extensa rede de retransmissoras nos Estados do Amazonas, Roraima, Rondônia, Acre e Amapá, onde é assistido em TV aberta por meio do sinal UHF. Em canal fechado, o sinal é distribuído via satélite e TV a cabo para vários Estados do Brasil. Pela internet, o conteúdo do Amazon Sat chega a mais de 80 países. A distribuição internacional é feita pelo sistema on line da Jump TV, a mesma que transmite para o mundo a TV al Jazira, do Qatar.

Concerto

A transmissão do evento pelo Amazon Sat ganha ainda mais destaque por se tratar de um espetáculo de encerramento com interpretações de Mozart pela soprano italiana Nuccia Focile, reconhecida pela sua versatilidade artística. Ela vai subir ao palco com a Orquestra Amazonas Filarmônica, que estará sob a regência do maestro titular Luiz Fernando Malheiro.

A solista promete fechar com chave de ouro o XI Festival Amazonas de Ópera, em um espetáculo de aproximadamente 1h30 de duração.

O Festival Amazonas de Ópera, além da própria grandiosidade, tem como característica, em mais uma década, inovar conceitos, criar fórmulas e novas formas de comunicação, esbanjando criatividade desde as obras tradicionais até as pouco executadas.



Inscrições da Semana de Pedagogia da Nilton Lins encerram dia 25

Por Louridana Castro

Os interessados em participar da Semana de Pedagogia a ser realizada pelo Centro Universitário Nilton Lins, devem correr, pois o prazo para se inscrever encerra no próximo dia 25 de maio (sexta-feira).

O evento é uma realização da coordenação do curso de Pedagogia e vai acontecer nos dias 29, 30 e 31 de maio, das 19h às 22h no Auditório Nina Lins, campus Parque das Laranjeiras.

Os interessados devem se dirigir a Pró-reitoria de Extensão, localizada no Bloco do Unicenter (Campus Parque das Laranjeiras) e efetuar o pagamento da taxa no valor de R$ 10,00.

O evento terá como tema: “O processo de construção e desconstrução da identidade do pedagogo no cenário educacional brasileiro” e será realizado em comemoração ao dia do Pedagogo, comemorado em maio.

A semana de Pedagogia terá vários objetivos destacando-se entre eles, o incentivo a participação em eventos de natureza acadêmica e científica, organização grupos para difundir práticas e experiências contidas na atuação do pedagogo nas escolas, possibilidades de maior entrosamento entre os alunos dos vários períodos. Além de fortalecer a construção do perfil do pedagogo trabalhado na graduação pelo Centro Universitário Nilton Lins e outras IES.

Segundo a coordenadora do curso de Pedagogia, Fabiane Maia Garcia, o projeto se propõe a envolver os acadêmicos do curso nas principais temáticas que envolvem a área de pedagogia. “Vamos dar ênfase nas transformações históricas e legais da atuação e identidade do pedagogo nos ambientes educacionais. A idéia é que esses profissionais melhorem a auto-estima e auto-imagem, além do processo de comunicação e o desempenho de papeis”, declara Fabiane, explicando ainda que, isso favorece o reconhecimento social da atuação do pedagogo no cenário educacional e melhora as relações interpessoais.

As atividades dos três dias contarão com palestras e realização de um salão temático, no qual os alunos apresentarão trabalhos práticos, e destinam-se aos acadêmicos do curso de Pedagogia e demais licenciaturas do Centro Universitário Nilton Lins (matemática, história, letras, sociologia, filosofia, geografia e ciências biológicas), além de outras Instituições ligadas ao Ensino Superior na área de educação infantil e ensino fundamental. Outras informações pelo telefone: 3643-2006.

PROGRAMAÇÃO

29/05 – Abertura da Semana de Pedagogia
Palestrantes:
•Professora Silvia Maria Sarubi de Lyra (Coordenadora Geral da Área de Humanas) •Professora Terezinha Ruiz de Oliveira – Presidente da comissão de educação da Assembléia Legislativa do Estado do Amazonas
Síntese e encaminhamentos: Professora Cleide Porto e Fabiane Maia

30/05 – Salão temático do Curso de Pedagogia
As turmas orientadas por um docente do Curso de Pedagogia apresentaram seus trabalhos no formato de ateliê.

31/05 – Encerramento da Semana de Pedagogia
Palestrantes: •Professor Doutor Vitângelo Plantamura (Pró-reitor de Pós-graduação)
•Professora Doutora Marilene Correa– Secretária de Ciência e Tecnologia do Estado do Amazonas Síntese e encaminhamentos: Professora Tatiane Campelo e Roberto Porto.

Voltar



segunda-feira, 21 de maio de 2007

Semma emite autorização para corte e poda de árvores

Por Jucicleide Bezerra

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) emitiu desde o início desse ano 426 autorizações de corte e poda de árvores em espaços públicos e privados de Manaus. O serviço, que só pode ser realizado mediante liberação do órgão, é bastante solicitado segundo informações do coordenador de Arborização e Paisagismo da Semma, Heitor Liberato.


Os procedimentos de corte e poda, previstos pelo Código Ambiental de Manaus, foram regulamentados pela Resolução 001/2005 do Conselho Municipal de Desenvolvimento e Meio Ambiente (Comdema) e alterados pela resolução 090/2006, que prevê multas para quem podar, transportar árvores sem autorização ou ainda suprimir espécies da arborização urbana, logradouros e vias públicas ou áreas especialmente protegidas.

Para cortar espécies arbóreas de propriedades particulares em áreas urbanizadas que estejam causando problemas como risco de tombamento, danificação da estrutura de residências basta o interessado fazer o requerimento, assinar um termo no qual afirma que todas as informações são verdadeiras e então recebe a autorização da Semma para proceder com o corte ou poda, que é de responsabilidade do proprietário.

Já em área pública, Heitor Liberato explica que o procedimento é diferente e inclui, além do requerimento, uma vistoria realizada pelos técnicos da Semma, que pode ser originada a partir de solicitação da comunidade, por serviços de monitoramento ou pela Manaus Energia em caso de comprometimento de rede elétrica. O corte nessas áreas é executado pela Secretaria Municipal de Limpeza e Serviços Públicos (Semulsp).

Conforme a estatística de autorização da Coordenadoria de Arborização e Paisagismo da Semma, o maior número de solicitações é para o corte de árvores localizadas em áreas particulares. "Em abril, das 108 autorizações que expedimos, 60 foram para corte, e desse tota, 48 eram de propriedades privadas", comenta.

A análise para retirada de espécies florestais segue alguns critérios, estabelecidos conforme tabela de riscos, avaliando cerca de 50 variáveis das árvores como condições fitossanitárias, idade, espécie, altura entre outros fatores.

Os interessados em obter autorização para a prática de corte e poda devem comparecer à sede da Semma, na avenida André Araújo, 1500, Aleixo e procurar o setor de Corte e Poda. Maiores informações são fornecidas pelos telefones 3642-1010, 3642-1030 (ramal 110) ou pelo 0800 92 2000.

sexta-feira, 18 de maio de 2007

Canal temático transmite o folclore paraense

Por Erica Lima

O Amazon Sat, canal temático da Amazônia, vai transmitir, ao vivo, o evento paraense “Sairé 2007” em setembro direto de Alter-do-Chão no Pará.
No último dia 18 de maio o canal Amazon Sat, assinou o contrato de transmissão da Festa.

A diretoria do Canal está no Pará para acertar os detalhes sobre a transmissão do evento.

Segundo o gerente de jornalismo do Amazon Sat, Muniz Neto, além dessa transmissão, Alter-do-Chão também deve receber a equipe da Revista Eletrônica Diária Amazônia Agora, que vai exibir o programa ao vivo durante o período da festa.

Outras informações: 3216-5565 ou 3216-5566 ou jornalismo@amazonsat.com.br


Conselho de Química abre inscrições para minicursos

Por Suleima Tello

O Conselho Regional de Química (CRQ) está com inscrições abertas para os minicursos que serão ministrados durante o II Encontro de Profissionais da Química da Amazônia Ocidental.

O evento, que ocorrerá em junho, vai reunir profissionais da região norte bem como de outras regiões do país. Além de minicursos o encontro terá uma programação ampla, compostas por mesas-redondas, palestras, mostras científicas e demonstrações práticas.

Os minicursos oferecidos, este ano, possuem temas ligados ao meio ambiente, tais como desenvolvimento sustentável e preservação ambiental dando ênfase ao tema central: a Química Verde.

O estudante ou profissional que desejar participar do evento vai pagar apenas uma taxa de R$ 15,00 (quinze reais) e terá direito a escolher um dos minicursos oferecidos. Quem quiser se inscrever em mais de um minicurso pagará de R$ 5,00 (cinco reais) por curso adicional pretendido.

As inscrições podem ser realizadas na sede do Conselho Regional de Química em Manaus que stá localizado à Rua Saldanha Marinho, nº 633, Centro, por meio do preenchimento da ficha de inscrição.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: 3233-8896.

Os minicursos oferecidos são:

- Química Verde e Desenvolvimento Sustentável ministrado pela professora Flávia Martins da Silva (UFRJ);
- Química Verde nos laboratórios de Graduação que será ministrado pelo professor Joel Nunes (UFRJ);
- Modelos e produção de estratos de plantas fisioterápicas na Amazônia ministrado pelo professor Ivonei Ottobelli ( Faro);
- Gestão de Recursos Hídricos Amazônicos que será ministrado pelo professor Sérgio Bringel (Inpa);
- Prevenção e Resposta a acidentes com produtos químicos perigosos, que será ministrado pela professora Andréia Queiroz Sampaio;
- Tratamento de Compostos Orgânicos poluentes, ministrado pelo professor Renato Sanches Freire (USP) ;
- Empreendedorismo na Química (Sebrae);
- A Química e os Trangênicos de DNA Recombinantes;
- Potencial Amazônico Aplicado ao ensino da química ministrado pelo professor Syber Viana (Cefet);
- Risco Químico ministrado pelo Engº Químico Gilson Mascarenhas.

População ganha espaço para eventos e Pac na ALE

Por Amanda Guimarães

A população manauense ganha mais um espaço destinado a eventos culturais, sociais e religiosos com a inauguração de um novo auditório nas dependências da Assembléia Legislativa do Amazonas com capacidade para aproximadamente 300 pessoas, neste mês de maio.

Outro beneficio para a população vem com a implantação de mais uma unidade de Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC), localizado no prédio Deputado José Lins de Jesus Albuquerque, na Avenida Mário Ypiranga Monteiro, antiga Rua Recife, região Centro-Sul de Manaus.

A universitária Carol Simões, disse que essa é uma iniciativa importante devido o aluguél de auditórios e locais para eventos serem muito caros, sendo um impasse na hora da formatura, assim como um Pac que vem para melhorar e facilitar a vida dos trabalhadores e moradores da redondeza. Carol, que trabalha em uma loja próxima, diz que agora suas contas não serão pagas com atraso.

Para o presidente da casa, deputado Belarmino Lins, é uma forma de contribuir para a dinamização da prestação dos serviços públicos ao cidadão facilitando o atendimento das pessoas que transitam pela Casa Legislativa e de moradores de bairros vizinhos.

“Dentro de 30 a 45 dias teremos um PAC instalado na sede da ALE. É mais um benefício que teremos para estreitar a convivência dos parlamentares com o Estado”, argumentou.

Ultra Lins é o primeiro gibi do Estado do Amazonas

Por Alessandra Mourão

Eles são alunos da Nilton Lins, possuem poderes especiais e lutam a favor da preservação da natureza. Gabriel, Vitória, Mayara e Zec são personagens da revista em quadrinhos “Ultra Lins”, lançada no início do ano, pela editora da instituição. O trabalho também sai na frente por assumir o primeiro lugar de revistas em quadrinhos periódica do Estado do Amazonas. A luta do bem contra o mal é narrada nos textos ilustrados pelos desenhistas gráficos Helinaldo e Romahs Mascarenhas e Israel Gusmão.

Para agradar ao público, os desenhistas encontraram inspiração em super heróis que marcaram gerações, como o Super Man, que serviu de molde para criação do grupo heróico da Ultra Lins. No entanto, a luta deles representa um desafio nunca narrado nos gibis que se encontram nas bancas de jornal. Os personagens lutam pela preservação da biodiversidade, pelo combate à mão-de-obra escrava e são contra investimentos na Amazônia que possam representar uma ameaça às riquezas naturais.

A primeira edição teve uma tiragem de 500 exemplares, distribuídos entre os alunos da Escola, Fundação e Centro Universitário Nilton Lins. De acordo com informações dos idealizadores do projeto, a Ultra Lins terá uma edição bimestral e somente a partir da terceira edição deverá ser cobrado um preço pela venda do exemplar. No entanto, a idéia é levar o projeto para outras instituições. Corra, pois a segunda edição já esta nas bancas.


Rádio A Crítica com nova programação

Por Aline Neves


Fazendo parte do sistema Calderaro de Comunicação, a Rádio A Crítica dá mais um passo importante em sua programação para conquistar o público cada vez mais exigente.

A nova programação traz muitas novidades, entre elas, um programa humorístico e um noticiário diário. Uma rádio disposta a agradar os gostos de seus ouvintes.

Uma torre de 120 metros de altura foi construída para que a rádio tivesse uma abrangência ainda maior, e que o ouvinte tenha um som de qualidade ao escutar sua música favorita.

A Rádio conta com uma equipe preparada e disposta a levar o que a de melhor em termo de entretenimento para os ouvintes.


Zona Franca de Manaus em debate na ALE

Por Gliciany Girão


O deputado estadual Sinésio Campos (PT) promoveu no último dia 18, às 10h, no Plenário Ruy Araújo da Assembléia Legislativa, uma audiência pública para debater sobre a importância da Zona Franca de Manaus enquanto modelo de Desenvolvimento Econômico e Estratégico para a preservação da Biodiversidade Amazônica.

Segundo Sinésio a audiência vai promover um amplo debate com parlamentares e representantes de entidades públicas civis. “Vamos mobilizar a sociedade na busca de propostas e estratégias para defendermos a Zona Franca e a preservação ambiental da Amazônia no Governo Federal e na Comunidade Internacional”, disse.

A Zona Franca de Manaus foi idealizada pelo Deputado Federal Francisco Pereira da Silva e criada pela Lei Nº 3.173 de 06 de junho de 1957, como Porto Livre. Em 2007 as empresas do Pólo Industrial de Manaus (PIM) iniciaram com faturamento 16,3% maior que em 2006. Foram US$ 1,695 bilhão em janeiro passado contra US$ 1,4 bilhão no mesmo mês em 2006.

quinta-feira, 17 de maio de 2007

Festival do Sesc revela cantores anônimos

Por Kid Mahall


Pelo 27º ano consecutivo, o Serviço Social do Comércio (Sesc) realiza o Festival de Calouros. O evento acontece dia 18 de maio, a partir das 12h, no Centro Cultural José Lindoso, na Unidade Sesc Centro (Rua Henrique Martins – Centro) no qual vai ser realizada a segunda eliminatória.

O festival contará com a participação de 13 candidatos. O projeto visa dar oportunidade aos comerciários e usuários que praticam o canto popular de forma livre e sonham em sair do anonimato.

O vencedor ganhará como prêmio a importância de R$ 1.000,00 (um mil reais) líquidos e várias participações nas diversas atividades nas unidades operacionais do Sesc Amazonas (Centro, Balneário e Manacapuru).

O festival de calouros foi um projeto idealizado pelo cantor e assessor cultural do Sesc Amazonas, Zezinho Corrêa, . “Os comerciários possuem muitos valores artísticos, o que está faltando é incentivo ou oportunidades de revelá-los”, finaliza.

As atrações não são apenas os candidatos, os jurados também se tornam o foco de muitos comerciários. Este ano os jurados das eliminatórias são: os cantores Cileno, Cinara Nery e Raiff Matos, a gerente de programas sociais do Sesc Amazonas, Sumaran Trigueiro, a Maestrina da Ufam, Eide Vasconcelos. Os nomes dos jurados da final, não são revelados. Embora seja um festival de caráter amador, têm que ser adotadas algumas medidas, como se fosse um concurso profissional.

A apresentação do festival também se torna um atrativo, uma vez que é convidada uma personalidade do meio da comunicação para fazê-la. Alguns nomes despontam no gosto dos comerciários: a jornalista Baby Rizzato (TV A Critica,) Vivi Cariolano (TV Cultura) e a dupla Raimundo e Maria (foto).

Além da oportunidade de subir ao palco para cantar, todos os candidatos recebem orientações técnicas que proporcionem melhor postura cênica durante a apresentação. “O candidato já sai do festival preparado para se tornar um cantor”, conclui Genivaldo Almeida, técnico de som do Sesc Amazonas.

Educandos receberá Câmara Cidadã

Por Mayana Tomaz

A terceira Câmara Cidadã, projeto do Legislativo municipal para estreitar as relações com a sociedade e debater in loco os problemas que afetam as comunidades suburbanas, acontecerá no dia 24 de maio na Escola Estadual Estelita Tapajós, localizada à rua Manoel Urbano, s/nº no bairro do Educandos, das 8 às 17 horas.

A proposta da Câmara Cidadã foi elaborada pelo presidente da Câmara Municipal de Manaus, vereador Leonel Feitoza (PSDB) e aprovada por unanimidade pelos demais vereadores.

A sessão ordinária vai ser dividida em três etapas. A primeira parte será para ouvir os líderes comunitários, moradores do bairro, associações e entidades de classe que quiserem se manifestar. Na segunda etapa será dada a palavra aos vereadores e, num terceiro momento, serão feitos os encaminhamentos das soluções às comunidades.

Os vereadores esperam contar com a participação de secretários municipais e estaduais, não estando descartada a possibilidade do prefeito Serafim Corrêa e o governador Eduardo Braga comparecerem ao evento.

Leonel Feitoza explicou que além dos debates dos problemas comunitários, ocorrerá uma ação social com emissão de documentos e prestação de serviços médicos, odontológicos, sociais e jurídicos. Servidores estaduais e municiais atuarão nesse mutirão de cidadania, junto com funcionários da CMM.

O presidente da CMM ressaltou que o parlamento municipal não terá despesas com a ação de cidadania, pois os serviços assistenciais serão prestados por secretarias estaduais e municipais que firmaram parceria com a Câmara Municipal.

3ª edição do De Olho em Você traz o legítimo forró pé de serra

Por Raquel Maciel

O programa ‘De olho em você’ desta semana traz o legítimo forró pé de serra, com o cantor e compositor Jonas Alves, o ritimo que está se tornando a sensação das casas de Manaus, começou no nordeste com Luís Gonzaga e chega aqui com toda a força.

O ‘De olho em você’ também exibirá uma entrevista exclusiva com a deputada Vanessa Graziotin, que predende se candidatar a Prefeitura de Manaus nas eleições de 2008, também fala sobre a TV digital no Pólo Industrial de Manaus e as ações feitas pela bancada amazonense para solucionar alguns problemas enfrentados pelo Amazonas.

O programa terá ainda uma reportagem sobre a falta de segurança nas ruas da cidade e as situações que as pessoas passam ao tentar voltar para casa tarde da noite e a entrevista com o delegado Mário Aufiero, Presidente do Sindicato dos Delegados da Policia do Amazonas, que fala sobre o novo plano de segurança lançado pelo governo do estado dando dicas de segurança para as pessoas que precisam voltar para casa, após as 10:00 da noite.

O programa que estreou no dia 05 de maio e está na sua terceira edição será exibido no sábado às 10h com reprise no domingo às 11h na Rede TV! (canal 18), com a apresentação da jornalista Carla Castello Branco.

Festival folclórico de Alter do Chão no Amazon Sat

Por Luana Borba



Este ano toda a riqueza do Festival Folclórico que movimenta a vila de Alter do Chão, no Pará, vai ganhar o mundo. O Amazon Sat vai fazer a transmissão ao vivo do Çairé. O Diretor-Presidente da emissora, Phelippe Daou Júnior, acompanhado do superintendente de conteúdo, Luciano Maia, viajou para a cidade onde acontece o festival para assinar o contrato de transmissão. A viagem retribui a visita dos coordenadores do evento que estiveram na sede do canal temático durante a semana passada.

Equipes do Amazon Sat já estão no local preparando reportagens e captando as mais belas imagens da cidade para serem utilizadas na transmissão.

O Çairé é realizado há mais de 300 anos. È uma herança deixada pelos índios Borari.


A festa acontece no mês de setembro. Além das danças regionais acontece, na arena, a disputa entre dois grupos folclóricos chamados de Boto Tucuxi e Boto Cor de Rosa. Essa disputa retrata uma das lendas amazônicas, a lenda do boto.

Castelo Medieval novo atrativo das Escolas Integradas Nilton Lins

Por Louridana Castro

No dia 24 de maio, às 10h, as Escolas Integradas Nilton Lins, abre mais um espaço educacional, o Castelo Medieval, que faz parte da Niltonlândia, uma área externa com brinquedos diversos como casinhas, tobogã, lago e balanços, onde os alunos realizam atividades ao ar livre.

O objetivo da Área Educativa é auxiliar professores, educadores e todos quantos estão envolvidos em todos os níveis da Educação, a utilizar esse ambiente cultural como um verdadeiro recurso educacional.

O ambiente será responsável pela dinamização dos espaços deconvívio entre aqueles que visitam a Escola, no âmbito dos Projetos Educativos. “Vamos montar a Taberna Medieval, onde se pode tomar um chá, em uma recriação do ambiente medieval, que foi construído pelo artista Jair Mendes”, explica o Diretor da Escola Fábio César.

Segundo Fábio César, dentro deste conceito será promovido à realização de festas de aniversário para crianças. “A temática central da festa será a Idade Média. Vamos também mostrar os jogos tradicionais portugueses realizados em espaço exteriorajardinado, ou mostrar a cidade e o quotidiano medieval”, enfatiza.

O Diretor ainda diz que pode ser desenvolvido um pequeno enredo histórico cujo tema é a vida quotidiana na Idade Média. “Experimentar escrever com uma pena e tinta,participar no baile de um importante nobre da época ou vender alguns produtosna feira medieval, é uma experiência única. Além do participante poder se caracterizar como um cavaleiro e/ou competir em um torneio”, declarou Fábio César.

Maiores informações: Louridana Castro Fone: 9132-5597 ou Fábio César - Diretor da Escola Fone: 3643-2007 /2010

Sebrae realiza curso profissionalizante de costura

Por Karla Mavignier

Objetivando o aumento no volume de peças produzidas e a qualificação dos empreendedores participantes do projeto de Desenvolvimento do Setor Produtivo de Confecção de Vestuário em Manaus, o Sebrae Amazonas promove em parceria com o Senai até o dia 11 de junho o curso de Costureiro Industrial do Vestuário, voltado ao público-alvo.

O curso é de nível profissionalizante e os participantes vão sair aptos tanto para desenvolver suas atividades nos grupos de costura, quanto para enfrentar o mercado de trabalho.

Direcionado a produção em larga escala, o grupo de costura Amacort e das empresas FM Costura, Armure Confecções e Estamparia recebem em quatro horas diárias de aula com noções de costura e confecção totalizando 130 horas ao final do curso.

O conteúdo programático está dividido em duas etapas, uma teórica e a outra prática. Na teoria, os alunos aprendem a tirar medidas, caracterizar e controlar da qualidade dos tecidos e a diferenciar os tipos de agulhas, tecidos, máquinas, linhas e pontas.

A confecção de peças de vestuário que envolvem camisetas t-shirt, em meia malha, camisas pólo, calças esportivas, jalecos, batas e aventais é destaque na parte prática.

Para a gestora do Projeto de Confecção do Sebrae Amazonas, Débora Araújo o curso de Costureiro Industrial é de extrema importância para a vida profissional dos integrantes dos grupos. "A mão de obra em Manaus quando se trata de produção em grande escala, é totalmente desqualificada. Desde que o projeto se tornou Geor a vinda dos cursos facilitou, as empresas demandavam e o Sebrae atendeu", explicou.

Maiores informações pelo telefone (92) 2121-4911.