sábado, 9 de junho de 2007

Programa da Semma ajuda a gerar renda nas comunidades

Por Jucicleide Ferreira

Preservar os recursos naturais, reduzir a quantidade de resíduos sólidos lançados nos igarapés e ainda permitir a geração de renda às comunidades de Manaus, esse é o objetivo do Programa Universidade do Meio Ambiente (Uniambiente) desenvolvido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) por meio do Núcleo de Formação de Multiplicadores da Gerencia de Educação Ambiental. No ano de 2006, foram atingidas pelo programa mais de 5.600 pessoas entre comunitários, estudantes da rede pública e particular de ensino, técnicos e profissionais de diferentes áreas.

O destaque do trabalho da Uniambiente são as oficinas de resíduos sólidos que utilizam materiais como o jornal, o papelão e a garrafa pet para a confecção de objetos de arte e decoração. Os instrutores do Programa ensinam as pessoas a produzir cestas de vários modelos, porta-treco, embalagens com tampa e até árvores de natal. Com isso, os participantes se tornam multiplicadores desse aprendizado nas suas comunidades.

Segundo o chefe do Núcleo de Formação para Multiplicadores, Marcelo Dantas, a iniciativa surgiu em 1999 e desde então o trabalho vem despertando as pessoas para uma nova postura. “A Uniambiente é uma importante ferramenta de trabalho da Semma, pois estimula mudanças de comportamento a partir de condutas que contribuam para o desenvolvimento sustentável”.

Na sede da Secretaria de Meio Ambiente, há inúmeros produtos feitos com esses resíduos e que fazem parte do mostruário da Uniambiente, os quais são usados em exposições em empresas e em todas as ações da Semma, como nos Projetos Domingo no Mindu e Circuito da Ciência. Além das oficinas de trabalho, a Uniambiente realiza palestras educativas, cursos gratuitos (sem caráter acadêmico formal), seminários, visitas técnicas que ajudam na formação de cidadãos conscientes de seus direitos e deveres para com o meio ambiente.

Entre as áreas abordadas nas palestras e capacitações da Uniambiente podem-se destacar: gestão de recursos naturais, agricultura biológica, gestão de resíduos sólidos, paisagismo, manejo de fauna, legislação ambiental, qualidade ambiental e saúde pública, fundamentos de ecologia geral e aplicada, planejamento urbano, geoprocessamento, sistemas de gestão ambiental pública e privada, turismo, desenvolvimento pessoal no contexto ambiental e estudos alternativos.

Para ter acesso aos serviços da Uniambiente os interessados devem solicitar, via ofício, à Gerência de Educação Ambiental da Semma os serviços. Marcelo Dantas explica que depois de feita o pedido, uma equipe visita a comunidade ou organização para avaliar os procedimentos a serem utilizados e as ferramentas a serem trabalhadas no local. “A visita permite adequar o curso ou oficina à realidade das comunidades, tendo em vista que a finalidade é garantir um meio de as famílias se sustentarem”, salienta.

sexta-feira, 8 de junho de 2007

IEL recebe inscrições para curso na França

Por Miliana Freitas

O Instituto Euvaldo Lodi (IEL) está com inscrições abertas para a sétima edição do Curso de Gestão Estratégica para Dirigentes Empresarias, que ocorre de 20 a 25 de agosto, em Fontaineableau, na França.

O programa, destinado a executivos e dirigentes empresariais, é realizado pelo Insead, uma das mais conceituadas instituições do mundo em programas de educação gerencial, segundo o jornal inglês Financial Times.

A novidade em 2007 é que foram incluídas duas novas disciplinas no programa: gestão da internacionalização e liderança e negociação. “Há tempos que queríamos incluir essas disciplinas, pois os executivos brasileiros têm buscado por esses temas”, afirma a analista de Desenvolvimento Empresarial do IEL, Heloisa Ribeiro.

Na disciplina sobre gestão da internacionalização, os alunos discutirão os desafios que as companhias enfrentam na internacionalização dos negócios. Na área de liderança e negociação, o curso mostrará como os líderes podem ser agentes da mudança, tanto de organizações quanto de indivíduos. As disciplinas serão ministradas pelo professor Horácio Falcão na França.

Para o diretor-executivo da empresa de Tecnologia da Informação Politec, Marcos Vinícius Pinheiro, que participou da edição passada, o curso é de alta qualidade porque mostra uma nova maneira de ver e solucionar velhos problemas. “Além disso, levamos nossos executivos para cursos internacionais do IEL todos os anos. É muito bom porque o nível dos participantes é elevado e isso é positivo para ampliarmos nossa rede de contatos”, avalia Pinheiro.

Um resumo das notícias do dia em 1 hora

Por Alessandra Mourão

Quem não encontrava tempo para se manter informado sobre os principais acontecimentos do dia agora não tem desculpa, isso porque a Rádio A Critica atende lançou o A Crítica Notícias – O Dia em 1 Hora.

O programa com cunho jornalístico é transmitido ao vivo, diariamente, das 19h às 20h. Como os engarrafamentos são inevitáveis nas ruas de Manaus, o ouvinte sintoniza na freqüência 93,3 e fica por dentro de tudo que acontece na cidade, no interior do Estado e ainda se mantém antenado com notícias de última hora, transmitidas por parlamentares amazonenses, diretamente de Brasília.

A equipe do novo programa é formada por três produtores e a apresentação fica por conta do jornalista Álvaro Corado, que também é diretor do jornal televisivo da emissora. O conteúdo do A Crítica Notícias é definido ao longo do dia pela produção, que procura monitorar todas as matérias exibidas nos telejornais. Na reunião de pauta, os assuntos são discutidos e algumas matérias transmitidas no vídeo são adaptadas para rádio.

Além de quinze matérias diárias o programa também apresenta um quadro de entrevistas com pessoas que ganharam evidência nos principais veículos de comunicação locais. Os entrevistados participam por telefone e respondem aos questionamentos e esclarecem dúvidas do público sintonizado na rádio.

Com um formato de “rádio satélite”, o A Crítica Notícias procura fazer uma cobertura jornalística abrangente e de utilidade pública. Durante a programação, os repórteres passam informações do trânsito e de eventos que acontecem na cidade. Na política, os parlamentares amazonenses divulgam, por telefone, a aprovação de projetos e outros assuntos tratados na Capital Federal. No quadro “Alô Ouvinte” a participação do público é fundamental.

A produção divulga uma enquete – dentro do conteúdo do dia - e abre espaço para as ligações opinativas. Com apenas dois meses de programa, a produção afirma que possui uma agenda com mais de cem nomes e contatos de ouvintes assíduos. O novo projeto é a prova de que a Rede Calderaro de Comunicação investe em empreendimentos, por meio da qual a prioridade é o jornalismo sério e de mãos dadas com o povo.

Programa Magazine comemora três anos

Por Aline Flores


Com estréia em abril de 2005, na TV A Crítica, o programa Magazine é uma revista eletrônica que mostra informação, entretenimento e qualidade de vida. Ao completar três anos, a revista já passou por várias reformulações sempre buscando a satisfação de seus telespectadores e colaboradores.

O programa apresenta vários quadros durante a semana, como por exemplo na segunda-feira, o quadro “Dieta e Fitness” que sempre traz um profissional da área de ginástica ou da dança no qual é ensinado o passa a passo de como fazer corretamente o exercício e o bailado. Tem ainda um quadro novo chamado “Mundo Vip” em que são entrevistadas diversas personalidades do estado do Amazonas.

Já na quarta-feira, o Magazine mostra o quadro “ Moda e Estilo” com o produtor de moda, Edinho Serrão, que exibe as coleções de roupas que estão na moda, além de tirar as dúvidas, ao vivo, dos telespectadores. Quem desfila com as roupas são os modelos da Mega Model Manaus, parceira do Magazine. E mais, o programa traz todos os dias uma frase para reflexão, conhecidas e de autores famosos.

A apresentação fica por conta da jornalista Adlinez Moreno, que está à frente do programa desde o início, juntamente com a diretora Vládia Coelho, além da estagiária e assistente de produção Monalisa Lobo. O programa vai ao ar todos os dias de segunda à sexta, às 10h45.

Festas juninas animam comerciários e população

Por Kid Mahall

Com o objetivo de promover um momento de lazer e descontração junto à classe comerciaria, o Sesc Amazonas realiza em junho o “Arraial do Comerciário” nas principais unidades do Amazonas.

A largada vai ser dada em Manacapuru, onde acontece no período de 12 a 30 de junho a comemoração dos 10 anos de atividades do Sesc naquele município. Na programação um “mix” de atividades que vão desde práticas esportivas, apresentação das cirandas, manifestações sociais e a tradicional festa Junina.

Em Manaus, a programação inicia no dia 15 de junho com o Arraial da terceira idade do Sesc. O evento promete fazer com que todas as “meninas” do Grupo do Sesc relembrem as boas festas de suas infâncias. Inclusive, com direito a fogueira e as bombinhas de São João.

Dia 17, a movimentação acontece no Sesc Balneário (bairro de Campos Elíseos) com a atividade denominada “Arraial do Sol”. Um dia inteiro de atrações e danças juninas. As apresentações não terão caráter competitivo e sim de promoção e valorização da cultura popular.

A antivéspera do dia de São João, 22 de junho, foi a dia escolhido para fazer o comerciário se vestir de caipira, passear pela roça e se reunir com toda a “cabocada” no Centro de Atividades do Sesc Centro para cair na “festança”. Um dos pontos altos da festa será o concurso que vai escolher o Rei e a Rainha caipira do Comércio. Não deixando de lado o bingo de um frango assado e o de uma grande de cerveja.

O encerramento do Arraial do Comerciário em Manaus acontecerá nos dias 28 e 29 com a Festa Junina do Centro Educacional José Tadros (Sesc Balneário – Campos Elíseos). Com o tema “Diversidade Amazônica no Arraial da Escola Sesc”. Além de muito forró, apresentações de danças, os presentes poderão encontrar uma recheada praça de alimentação com mais de 100 pratos tipicamente juninos.

Apenas no dia 17 de junho, no domingo, será cobrada a taxa de acesso ao parque aquático ingresso (comerciários e população em geral), as demais atividades terão entrada franca.

Maiores informações: 2126 -9584 – Seção de Comunicação e Marketing do Sesc.

Telas de cinemas podem exibir as potencialidades de Amazonas

Por Amanda Monteiro

Um Projeto de Lei apresentado à mesa diretora da Assembléia Legislativa do Estado (ALE), pode tornar obrigatória a exibição de informações sobre as potencialidades do turismo amazonense nas telas de projeções dos cinemas do Amazonas, o autor do projeto é o deputado Carlos Alberto (PMN).

De acordo com o parlamentar, o objetivo da proposta é tornar conhecido do público amazonense o potencial turístico que possui a nossa região. “Temos conhecimento a respeito da divulgação que é feita do Estado, tanto no Brasil quanto no exterior, mas falta ao nosso povo, um maior conhecimento daquilo que temos e, assim, poder apreciar toda nossa beleza”, disse o parlamentar.

Ele revelou que o turismo interno é sem dúvida um grande fator de geração de divisas, uma vez que o dinheiro usado para gastos com passagens aéreas e hospedagens no turismo externo, fica no Estado gerando emprego e renda.

Para o parlamentar, o Estado tem um potencial pronto para ser conhecido, uma estrutura formada por hotéis de selva, cabanas regionais, comidas típicas, festas populares das mais diversas, boa música, ou seja, todo um acervo que explora nossa cultura, não deixando nada a desejar a regiões outras existentes no mundo.

Reciclagem é tema da Semana do Meio Ambiente da Creche Escola Bebê Bombom

Por : Carla Freire

Para orientar os alunos sobre os problemas causados pelo homem a natureza a Creche Escola Bebê Bombom promoveu de 11 a 15 de junho “A Semana do Meio Ambiente” com o tema, reciclagem.

Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer os benefícios que terão se preservarem o meio ambiente, confeccionaram brinquedos com sucatas, e realizaram uma exposição para mostrar aos pais o que foi feito por eles, além de palestras sobre o assunto.

A empresa convidada para o evento foi a Rio Limpo que trabalha com reciclagem em Manaus, e mostrará aos alunos como é o processo de reciclagem e que materiais podem surgir através desse processo.

Segundo a diretora da escola Anik Valentini, a iniciativa de criar a semana do Meio Ambiente foi dos professores. “A idéia é que as crianças possam, desde pequenas, aprender como preservar a natureza, não desperdiçar água, não jogar lixo no chão, ou seja, uma reeducação para ser posta em prática todos os dias”, ressaltou.

Demonstrações práticas serão atrativos da semana da química

Por Suleima Tello

Com a finalidade de chamar a atenção dos estudantes para o estudo da química, o Conselho Regional de Química (CRQ)tem desenvolvido o projeto “Profissional da Química no Amazonas” e visitas as escolas da capital e do interior.

O projeto teve início no ano de 2006, na qual a parceria do CRQ com a Secretaria Estadual de Educação e Qualidade de Ensino (Seduc) permitiu a implantação de laboratórios de químicas em escolas públicas da rede estadual de Ensino.

Contemplando o projeto, o Conselho está disponibilizando um espaço na semana da química para que professores e estudantes desenvolvam seus projetos para um público amplo. Tratam-se de demonstrações práticas, um verdadeiro laboratório de química que será montado na semana da química, prevista para acontecer de 18 a 21 de junho no Stúdio 5 Centro de Convenções.

Durante o evento os estudantes do ensino médio terão a oportunidade de fazer perguntas e participar de aulas práticas de química por meio da observação de experimentos. Também será realizada a apresentação do “Show da Química”, atividade teatral desenvolvida pelos alunos da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

As escolas que desejarem participar deverão entrar em contato com CRQ pelo telefone: 3233-8896. As vagas são limitadas.

Câmara Municipal de Manaus integrará portal do poder legislativo

Por Mayana Tomaz

O presidente da Câmara Municipal de Manaus, vereador Leonel Feitoza (PSDB), recebeu esta semana o representante da Secretaria Especial do Interlegis, vinculada ao Senado Federal, James Carvalho, que veio apresentar ao chefe do Legislativo municipal o portal Interlegis, um projeto desenvolvido através da parceria entre o Senado e o Banco Interamericano de Desenvolvimento.

O objetivo do portal é modernizar e integrar o legislativo brasileiro, através da internet, nos níveis federal, estadual e municipal. O portal Interlegis, criado há dez anos, congrega atualmente mais de quatro mil câmaras, uma adesão de cerca de 75% dos municípios brasileiros. No estado do Amazonas o Interlegis já agrega outras Câmaras municipais, como a de Humaitá.
Sobre a adesão à comunidade, o representante da Interlegis explicou que basta a Câmara entrar no site da Interlegis (www. Interlegis.gov.br) e preencher o formulário de adesão onde encontram-se todas as informações para o credenciamento que não traz ônus para o Poder Legislativo.

De acordo com Carvalho, a principal vantagem da participação na comunidade Interlegis é a capacidade de integração e conhecimento, de relacionamento com os demais poderes legislativos do país. A idéia é estreitar o relacionamento com a Câmara de Manaus pelo trabalho que ela desenvolve e pela sua representatividade no Estado.

Para James Carvalho, os projetos que a CMM está implantando como a biblioteca e a escola do legislativo são projetos importantes que levam informações tanto aos vereadores quanto ao cidadão e esse é trabalho da Interlegis, incentivar e trabalhar junto com as casas legislativas. Para Leonel Feitoza, a adesão a Interlegis representa mais uma oportunidade de abrir o parlamento para o povo através de cursos e aperfeiçoamentos e um ganho não só para a CMM, mas para toda população que permitirá também a integração com as Câmaras do interior do Estado. O parlamentar informou ainda que a formalização da parceria acontecerá no mês de agosto quando acontecerá um congresso da Interlegis aqui em Manaus, do qual participará o senador Efraim Moraes, que é o diretor-geral do Congresso Nacional.

Nilton Lins promove show “Guardiões da Amazônia” com Titãs e comemora 1 ano de MTV Manaus

Por Louridana Castro


A UniNilton Lins juntamente com a BA2 Produções & Eventos e o Movimento Amigos do Garantido (MAG) promovem no próximo dia 16 (sábado) um show com uma das maiores banda de rock do país, os Titãs.

O evento, com o tema “Guardiões da Amazônia” será realizado durante o ensaio do Boi Bumba Garantido no Centro de Convenções (Sambódromo) e terá o objetivo de trazer a Amazônia para o centro das discussões sobre a preservação da vida e conservação do meio ambiente.

Os organizadores do evento acreditam que, nesse momento em que a humanidade está voltada para a gravidade do aquecimento global, que ameaça mudar substancialmente as condições climáticas de nosso planeta, é importante conscientizar a população sobre a gravidade do problema, por isso, durante o show, além do testemunho dos artistas, um telão irá mostrar os dados alarmantes que afetam o futuro da Amazônia e como cada cidadão pode contribuir para sua preservação.

A Banda Titãs se manifestará com o estilo Rock, balada, punk e reggae, bem ao estilo Titãs, de manter a liberdade para fazer músicas sobre qualquer assunto que passe pela cabeça.

Além do show dos Titãs, o evento contará com os artistas do Boi Garantido que vão tocar o ritmo que contagia Manaus, que é a toada do Boi Bumba, com a participação dos artistas: Israel Paulain, David Assayag, Tony Medeiros além da participação da Batucada, Comando Garantido e Garantido Show, que juntos, vão focar a importância da Amazônia para amenizar os males ambientais.

Um ano de MTV Manaus
Durante o evento, no camarote da UniNilton Lins no sambódromo, será comemorado o aniversário de 1º ano da MTV Manaus. “Na verdade a MTV Manaus faz aniversário no dia 23, mas vamos comemorar no dia 16 aproveitando o show dos Titãs, um dos grupos brasileiros mais presentes na programação da MTV”, explica o diretor técnico da emissora, Henrique Camargo, citando ainda que, antes da re-inauguração, a MTV não tinha um relacionamento direto com a população amazonense e a nova direção estreitou esse relacionamento.

Segundo Henrique a MTV faz aniversário, mas quem vai dar o presente é ela, pois no mês de julho acontecerá o lançamento do 1º programa da MTV produzido em Manaus e voltado diretamente para o jovem amazonense. “Além disso, no mesmo mês será lançado também a MTV Belém. Isso mostra que a emissora está preocupada com a região Norte como um todo”, enfatiza Henrique Camargo.

Show “Guardiões da Amazônia”

Valor do Ingresso:
1o lote de pista promocional R$ 10,00 (limitado);
2º lote de pista R$ 20,00;
Mesa R$: 25,00;
Camarote vip 1º lote R$ 60,00 (incluso camisa personalizada);
Camarote vip 2º lote R$ 120,00 (incluso camisa personalizada).

Ponto de Vendas:
Unidades UniNilton Lins – Parque das Laranjeiras, Japiim e Ponta Negra
Loja UNINILTONLINS.com do Amazonas Shopping
Stand UniNilton Lins do Millenium Shpping
MTV Manaus - Rua João Valério, 506 - Vieiralves

Contatos e Reservas pelos fones: 3083-3000, 3584-4666 ou ainda 3214-5040

Maiores Informações:
http://www.ba2producoes.com

PV discutirá questões ambientais e programáticas em agosto


Por Anny Girão

O deputado estadual Ângelus Filgueiras (PV) anunciou na tribuna da Assembléia Legislativa, que nos dias 18 e 19 de agosto, acontecerá em Manaus o Parlamento Verde. O evento discutirá as questões ambientais e programáticas do Partido Verde no Amazonas.
Segundo o deputado, o Parlamento Verde contará com a participação de duzentos e oitenta e sete parlamentares do Brasil e de outros países. “Teremos um painel chamado Amazônia e Brasil, que vai discutir com vereadores, deputados estaduais e federais as políticas ambientais para a Amazônia”, disse.
Atualmente a sigla possui cinco mil filiados, com trinta e sete vereadores no interior, dois na capital e um deputado estadual. “Estamos fortalecendo o partido e vamos concorrer nas próximas eleições com candidatos a prefeitos em vários municípios, inclusive em Manaus”, afirmou.
O local e horário do evento estão sendo articulados pela executiva nacional e estadual do partido. Maiores informações: Eliane Ferreira (92) 8132-3604 ou pelo correio eletrônico pv43amazonas@yahoo.com.br.

Patrono da Marinha Brasileira e os 142 anos da Batalha Naval do Riachuelo serão homenageados na ALE



Por Anny Girão

O deputado estadual Carlos Alberto (PMN) propôs uma sessão especial na próxima terça-feira (12), às 10h, no plenário Ruy Araújo da Assembléia Legislativa, para homenagear o Patrono da Marinha Brasileira e os 142 anos da Batalha Naval do Riachuelo.
Segundo o deputado, o Almirante Joaquim Marques Lisboa, conhecido como Marquês de Tamandaré, foi aclamado a posição de Patrono da Marinha Brasileira, por sua vocação e pela capacidade de usar o mar como fator essencial de desenvolvimento, através das ações políticas e militares.
Em 1 de junho de 1865, as margens do rio Riachuelo, um afluente do rio Paraguai, na província de Corrientes, na Argentina, o Almirante Tamandaré comandou a vitoriosa esquadra brasileira durante a Batalha Naval do Riachuelo, que assegurou a livre navegação na Bacia do Prata.
Para Carlos Alberto esses dois acontecimentos marcaram a história do Brasil. “Essa homenagem é um reconhecimento aos serviços e união dos brasileiros militares, demonstrando que seu nome e exemplos continuam bem vivos no coração daqueles que sabem honrar a farda da Marinha Brasileira”, afirmou.

quarta-feira, 6 de junho de 2007

Especialista dá dicas de como se portar no ambiente profissional

Por Karla Mavignier

No último dia 4 de junho aconteceu no Auditório Eurípedes Ferreira Lins (Sede do Sebrae-AM), a palestra “Comportamento Empresarial - estilo, moda e comportamento nos negócios”, com Nazaré Pacheco.

O comportamento empresarial, regras de marketing pessoal, comunicação empresarial, elegância no dia a dia, pontualidade, a conquista da boa aparência, como se portar em um jantar ou almoço de negócios e o privilégio da imagem foram alguns dos assuntos abordados em, aproximadamente, uma hora e meia de palestra."Moda é comprável. Estilo não. Estilo é vivência de vida", afirmou Nazaré.

Graduada em economia e turismo, Nazaré, trabalhou no mercado financeiro e ingressou na área de imagem e etiqueta nos negócios residindo em vários países, dentre eles, Portugal, Espanha, Alemanha e México. Especialista em comportamento empresarial, foi master franqueadora da maior rede de estética do mundo, a Vip Clinique, com sede em Turim, na Itália e presente em 73 países. Administrou, gerenciou, treinou e participou da comercialização de 45 franquias da Vip no Brasil. "Negócios se perdem quando não se tem credibilidade, seja profissional ou até mesmo aparentemente", simplifica a palestrante.

Segundo a líder do Núcleo de Gestão de Pessoas (NGP) Amina Pontes a iniciativa da realização da palestra partiu de uma necessidade observada entre os colaboradores do Sebrae Amazonas. "Quisemos proporcionar aos colaboradores e aqueles que já estão se despedindo da Empresa, o conhecimento de como se comportar visual e profissionalmente junto as autoridades e com os colegas de trabalho. Uma oportunidade única de participar de uma palestra que vem apenas somar na vida profissional", afirmou.

A diretora técnica do Sebrae Amazonas, Maria José Alves, ressaltou a importância da realização da palestra. "Estamos acostumados a ouvir que o marketing pessoal é realizado de maneira simplória e sem importância. Porém, sabemos que cada vez mais a maneira como o profissional se porta , aliado à sua aparência, como você constrói a maneira pessoal e profissional, é uma questão de amor próprio, uma marca que você deixa ao longo do caminho pelo qual você passa.", resslta.

O diretor administrativo financeiro, Nelson Rocha, complementa que "Quando se fala em marketing pessoal, não se limita a questão da aparência mas também à questão da saúde, saber se alimentar bem, ter hábitos saudáveis e se cuidar acima de tudo", esclarece.

Ação Verde tem participação especial de crianças

Por Érika Lima
No próximo sábadao, a partir das 16h30 estréia no Amazon Sat o programa Ação Verde que tem, como segmento falar sobre meio ambiente. Dirigido pela jornalista Maria Derzi , o Ação Verde existe há sete anos e já foi veiculado na TV Cultura e Canal Vivax. Tendo com diferencial a participação de crianças nos quadros Eco Repórter Mirim e Ecodiconário, a jornalista criadora do programa acredita que seu projeto emplaca de vez. "Afinal o Amazon Sat é o canal que, por mais que seja fechado tem muita credibilidade e também, está precisando de algo para o público infantil. E, falar de meio ambiente, sem dúvida é muito atrativo", disse a jornalista.

No programa de estréia o assunto abordado durante os 30 minutos de duração será sobre oi Gavião Real, ave que já se encontra em extinção fora da região Amazônica.

sexta-feira, 1 de junho de 2007

Multas de crimes ambientais podem ser quitadas por Tacas

Por Jucicleide Ferreira

O pagamento de multas por crimes praticados contra o meio ambiente pode ser feito com penas alternativas, por meio de Termos de Ajustamento de Conduta Ambiental (Taca). Esse tipo de requerimento pode ser solicitado à Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) como forma de compensar a sociedade pelos danos provocados aos ecossistemas sob a responsabilidade da administração municipal.

Esse instrumento legal, cujo objetivo é mitigar o impacto e compensar a sociedade, já que todos têm direito a um ambiente ecologicamente equilibrado, destina-se a obrigar o compromissado a promover a reparação do dano ocasionado, através de medidas definidas pelo poder público.

Segundo informações da coordenadora de Qualidade e Controle Ambiental da Semma, Nelcinda Fernandes da Silva, as multas por crimes ambientais são fixadas com base nas Unidades Fiscais do Município (UFM) e variam de dez (10) a cem mil (100.000) UFMs (cada unidade corresponde a R$ 53,45), conforme a gravidade da infração, classificada em leve, grave, muito grave e gravíssima.

Ela explica que a fiscalização de crimes ambientais é feita mediante denúncias, que são averiguadas pela equipe de fiscais da Secretaria. “O número de ocorrências registradas é grande e reflete a preocupação das pessoas com as questões ambientais. A sociedade busca uma resposta e está cada vez mais consciente da importância de preservar o meio ambiente, o que pode ser visto pelo número de ligações que a Semma recebe”, considera.

Uma vez lavrado o auto de infração e gerada a multa, o infrator pode fazer um requerimento de Taca, por meio do qual poderá ter até 90% do valor da multa transformada em donativos. “Isso garante que o infrator ambiental minimize os efeitos negativos de seu ato. Ele faz uma proposta a Semma, que analisa se é ou não é viável. Algumas vezes a Semma recebe esse valor em bens materiais e de serviço, os quais garantem o aperfeiçoamento das ações da Semma”, salienta Nelcinda.

Ainda é possível quitar a multa através de trabalhos voluntários de educação ambiental, como a doação de mudas, o desenvolvimento de atividades ambientais em comunidades entre outros. O pagamento da dívida em caso de valor monetário pode ser feito em até cinco vezes.

Conselho Regional de Química promove II Encontro dos Profissionais da Química da Amazônia Ocidental

Por Suleima Tello

No período de 18 a 21 de junho de 2007, acontece no Stúdio 5 - Centro de Convenções, o II Encontro dos Profissionais da Química da Amazônia Ocidental promovido pelo Conselho Regional de Química da XIV Região.

Segundo o presidente do Conselho Regional de Química, Avelino Cuvello, o objetivo desse evento é trocar e unificar informações relacionadas à área química bem como discutir as relações entre a química e o meio ambiente. “Pretendemos mostrar como utilizar a química de uma forma mais contributiva, evitando os danos à natureza, tendo em vista que o Amazonas tem se mantido num processo de preservação ambiental muito grande”, salienta.

O encontro tem como tema central a “Química Verde” que consiste na utilização de técnicas e metodologias químicas que visam à conservação ambiental. De acordo com Cuvello, a Química Verde prioriza a utilização de produtos orgânicos agregados a processos químicos. “Como os produtos orgânicos são renováveis, o impacto na sociedade será positivo, tanto no que diz respeito aos aspectos ambientais como também nas questões econômicas”, afirma.

O evento contará com a presença de diversos profissionais que discutirão com o público presente questões atuais da área tecnológica relacionadas à Química Verde, além disso, serão oferecidos mini-cursos, palestras, exposições, mostra de trabalhos científicos e projetos desenvolvidos pelos estudantes do Ensino Médio da rede estadual de ensino.

O evento será realizado em conjunto com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae); Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa); Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam); Universidade Federal do Amazonas (Ufam); Universidade do Estado do Amazonas (UEA); Centro Universitário do Norte (Uninorte); Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), Centro Universitário Nilton Lins e Centro Federal de Ensino Tecnológico (Cefet-Am).

Outras informações podem ser obtidas pelos telefones: 3234-4956/ 3233-8896 ou 3234-1062.

Química Verde
A química exerce um importante papel na vida do ser humano, isso porque está presente no cotidiano na produção de vários insumos necessários a vida humana. Por outro lado, pode provocar degradação ambiental por meio da utilização de produtos tóxicos.

Atualmente, com a grande concentração industrial, surge a preocupação com a questão ambiental, principalmente no que diz respeito à produção de efluentes tóxicos. Para solucionar o problema seria necessário pensar na implantação de políticas de preservação do meio ambiente bem como políticas educacionais que visem à conscientização da população.

A química deve participar do processo de melhoria da qualidade de vida das pessoas sem causar danos ao planeta, assim surge à necessidade de buscar neutralizar a emissão de gases poluentes e a geração de efluentes tóxicos.

O Amazonas é um dos estados que apesar de possuir um pólo industrial sem chaminés, enfrenta sérios problemas de degradação ambiental. Pensando nesses problemas ambientais e nos que assolam o planeta de um modo geral, pesquisadores e cientistas desenvolveram um estudo chamado QUÍMICA VERDE.

A Química verde ou Green Chemistry foi desenvolvida inicialmente nos Estados Unidos e consiste na utilização de técnicas químicas e metodológicas de eliminação de solventes e reagentes que acabam gerando produtos tóxicos que poluem o meio ambiente. Em alguns países, onde ocorre um efetivo controle da emissão de poluentes, esse conceito já vendo sendo aplicado nas indústrias e nos últimos anos, está sendo inserido no meio acadêmico como uma forma de incentivar as pesquisas neste seguimento.

A evolução desse conceito fez com que a química verde saísse apenas do ramo da pesquisa, para ser utilizada na prática pelas indústrias químicas bem como pelo próprio governo com utilização de processos químicos sem causar degradação à natureza.

Amazon Sat faz campanha para divulgar que está de volta ao interior

Por Luana Borba

O canal temático da Amazônia prepara uma campanha publicitária para mostrar que está de volta aos municípios do interior do estado do Amazonas e demais localidades via satélite. A iniciativa vai atender aos pedidos de centenas de telespectadores que haviam perdido o sinal com a mudança do analógico para o digital.

Agora, basta adquirir um receptor “Visiontec” em lojas de eletroeletrônicos espalhadas pelas cidades para ter acesso a qualidade de som e imagem do Amazon Sat.

A campanha será realizada por meio de outdoors e vídeos explicativos para ensinar os telespectadores a instalar o receptor e selecionar o canal.

A medida visa ainda garantir qualidade digital tanto em áudio quanto vídeo. Todas essas ações vêm mostrar é possível a todos ver o Amazon Sat com outros olhos.

Sebrae lança, em junho, DVD sobre Presidente Figueiredo

Por Karla Mavignier

Objetivando promover o produto turístico de Presidente Figueiredo, nacional e internacionalmente, o Sebrae Amazonas produziu um DVD institucional com dados, textos e imagens do município. Cachoeiras, corredeiras, a fauna e a flora são mostrados em dez minutos, onde é apresentado o potencial turístico do município nas versões português, inglês e espanhol.

Presidente Figueiredo é um lugar único e deve ser visitado pela exuberância de sua biodiversidade. De vocação naturalmente turística, possui mais de 80 cachoeiras, daí o apelido de “A Terra das Cachoeiras”.

O Sebrae Amazonas apóia o desenvolvimento do município, por meio do projeto Desenvolvimento do Turismo em Presidente Figueiredo, que visa atingir as micro e pequenas empresas que formam a cadeia de turismo local, dando prioridade aos meios de hospedagem e empresas de alimentos e bebidas.

O lançamento do DVD Institucional de Presidente Figueiredo: A Terra das Cachoeiras, será realizado no dia 6 de junho (quarta-feira), às 16 horas, no Auditório Eurípedes Ferreira Lins, Sede do Sebrae Amazonas, situado na rua Leonardo Malcher, 924, Centro.

Sat leva alegrias para crianças

Por: Érika Lima

Mensalmente, o Amazon Sat realiza uma campanha de solidariedade chamada de “Amigos do Sat’’. Durante esse período são recolhidos donativos na sociedade e entre os funcionários para serem encaminhados a uma instituição que realize trabalho social. A entrega é feita em meio a uma festa preparada para as crianças, com lanche, recreação e participação de artistas voluntários.

Desde que foi lançada, a campanha já beneficiou três instituições: o Lar Batista Janell Doyle, o Abrigo Infantil Monte Salém e o Grupo de Apoio à criança com câncer (GACC).

Abrigo Moacyr Alves
Neste sábado a campanha Amigos do Sat vai estar, das 10h às 12h, no Abrigo Moacir Alves, instituição social que atende a crianças e adolescentes vitimizados e em situação de risco, além de portadores de necessidades especiais que sofreram abandono dos pais. Sendo que para esta edição, a animação da festa ficará por conta do palhaço Goiabada.

A campanha deste mês conseguiu ampliar o número de parceiros no meio empresarial como as empresas Arroz Acostumado e Biscoitos Predileto que vão doar seus produtos e a sorveteria Glacial que vai colaborar com o lanche. A loja Carrossel, mais nova parceira da campanha, vai doar brinquedos para todos os internos, além de outros parceiros que doaram alimentos e artigos de primeira necessidade.

O Abrigo Moacyr Alves é administrado pelo Núcleo de Amparo Social Tomas de Aquino (Nasta) e abriga, em média, 50 crianças, sendo que 40 adolescentes portadores de necessidades especiais.

No abrigo, as crianças têm atendimento especializado, de acordo com as suas necessidades, como fisioterapia, fonoaudiologia, pediatria, odontopediatria, psicologia, psiquiatria e serviço social.

Parque do Idoso será palco da festa Junina da Creche Escola Bebê Bombom e Connexus

Por Carla Freire

A Creche Escola Bebê Bombom e Centro Educacional Connexus promovem, dia 16 de junho, a festa junina com o tema “ Dançando os ritmos do Brasil” realizada no Parque do Idoso a partir das 18h.

O evento contará com barracas de comidas típicas das festas juninas, danças ensaiadas pelos alunos, pescaria, prisão, pau de sebo entre outros. A festa junina deste ano traz uma novidade que será mostrada aos alunos e seus familiares a quadrilha dos vovôs e vovós que moram lá. Festa junina com gostinho de solidariedade.

As turmas irão apresentar uma viagem pelo Brasil, mostrando os ritmos tradicionais de cada região, como dança country, capoeira, quadrinha que será apresentado pelos alunos dos berçarios azul e rosa, o carimbó, o boi-bumbá, dança gaúcha, frevo de pernambuco e para finalizar os alunos do Connexus fazem uma apresentação mostrando a abertura do PAN 2007 no Rio de Janeiro, além do desfile das vencedoras do rainha caipira.

Segundo o professor Nilson Moraes coordenador de eventos da escola, o tema da festa junina Dançando os Rítmos do Brasil, e legal para mostrar as diversas culturas que existem no país. E serve como iniciativa da escola com a questão da solidariedade, onde parte da renda arrecadada na festa será doada para o Parque do Idoso.

Tabuada de libras pode ser adotada no ensino público do Amazonas

Por Amanda Monteiro

Um projeto de lei que dispõe sobre o processo de adoção e utilização da Tabuada da Linguagem Brasileira de Sinais (Libras) no Ensino Fundamental e Médio do Amazonas foi proposto pelo deputado estadual David Almeida (PAN).

A sugestão obriga todo o estabelecimento de ensino do Estado, que desenvolva a metodologia de Libras, a utilizar a tabuada especializada, em favor dos alunos surdos matriculados.

A Tabuada de Libras deverá ser desenvolvida durante, no mínimo, três anos pelos professores que atuam com educação de alunos surdos após sua adoção. Sendo que a metodologia a ser utilizada, na prática, para a explicitação do material em sala de aula, será de competência das instituições de ensino.

A proposta do deputado enfatiza ainda que, para ser adquirida com recursos públicos, a Tabuada seja aprovada e avaliada por uma comissão a ser constituída por especialistas (mestres ou doutores) com experiência na linguagem de sinais.

O projeto de David indica que o Poder Executivo será o agente regulador dos preços que serão pagos pelas Tabuadas de Libras. No documento enviado para apreciação na ALE, fica estabelecido que as condições de apresentação e acabamento desse material pedagógico serão avaliadas pela Secretaria Estadual de Educação (Seduc) e Secretaria Municipal de Educação (Semed).


Justificativa do projeto
A professora Mariê Augusta de Souza Pinto, especialista em Educação na Linguagem de Libras, atualmente docente da Fametro, instituição de ensino sediada em Manaus-AM, lançou no ano de 2005 a “Tabuada em Libras”, obra que foi direcionada, sobretudo, aos municípios de Parintins e Manaus.

A “Tabuada em Libras” foi lançada, de modo específico, para o uso de pessoas com surdez, as quais necessitam de educação especial, de qualidade, sistematizada a partir de conhecimentos teórico-práticos. Na obra, está sistematizado grande parte dos procedimentos gestuais para o estabelecimento da comunicação via sinais com surdos.

O livro é importante, ainda, por conta de ter surgido a partir de uma iniciativa pioneira, tratada durante anos de pesquisa e extensão.

Programa Linha de Frente ganha novo cenário

Por Alessandra Mourão

Após quatro anos no ar o Programa Linha de Frente, exibido aos domingos, a partir das 22h30, na TV A Crítica ganha uma nova cara. Tendo como apresentador o jornalista Roberto Mendez e o público composto, principalmente, por formadores de opinião, o Linha de Frente apresenta um dos maiores índices de audiência entre os programas locais da emissora.

O programa idealizado pelo jornalista Álvaro Corado, que atualmente chefia a equipe de jornalismo da emissora, adotou um perfil para o entrevistado que perdura até hoje. Geralmente são políticos, artistas, personalidades polêmicas e que tenham sempre alguma história interessante e curiosa que desperte a atenção do telespectador. Desde o início do ano, o Linha de Frente ganhou um novo cenário e formato, além de dois comentaristas para “sabatinar” o entrevistado.

Antes de entrar na intimidade do entrevistado, o público pode conferir um vídeo, produzido pela emissora, sobre a vida do personagem da semana. Nesse material estão incluídas fotos de infância, familiares, atuação profissional, além de um breve histórico divulgado pelo apresentador.

Interatividade
O público também pode participar do programa via e-mail com perguntas, lidas durante a exibição.

Sem qualquer constrangimento, Roberto Mendez faz as perguntas que o público gostaria de saber. Não se intimida e busca curiosidades para prender o telespectador na tela. Sempre depois do programa são recebidos mais de dez e-mails de pessoas que elogiam ou criticam, sugerindo mudanças.

De acordo com a direção, todas as sugestões são estudadas e, na medida do possível, adaptadas ao formato adotado pela emissora.

Escola Sesc de ensino médio, uma grande oportunidade e um projeto de vida

Por Kid Mahall



O Serviço Social do Comércio (Sesc) por meio do Departamento Regional do Amazonas abre, no período de 11 de junho a 6 de junho, as inscrições do processo seletivo para os alunos interessados em ingressar na Escola Sesc de Ensino Médio.

As escolas da rede municipal de estadual e particulares de ensino fundamental, podem inscrever os alunos que irão cursar o 1º ano do ensino médio. Os alunos devem ter nascido no período de 1º de janeiro de 1993 a 30 de junho de 1994.

A primeira etapa do processo seletivo que acontece no dia 12 de agosto contará com uma prova de conteúdo especifico (50 pontos), redação (30 pontos) e o questionário sócio-cultural (20). O resultado sairá dia 03 de setembro.

Os aprovados vão participar de uma dinâmica de grupo, também seletiva, no período de 4 a 21 de setembro (atividade opcional, mas considera essencial).

A segunda etapa acontecerá dia 28 de setembro de 2007 com outra prova de conhecimentos gerais e redação. Uma entrevista valerá como terceira etapa no período de 29 de setembro a 29 de outubro. As atividades serão coordenadas pelos técnicos do Departamento Regional do Sesc Amazonas.

ESCOLA
Estudantes e professores de todo o país vão estar juntos em uma escola-residência na cidade do Rio de Janeiro, na qual o mais importante será o desenvolvimento integral dos jovens. Ensino de excelência, infra-estrutura completa e professores com dedicação em tempo integral.

A Escola é mantida pelo Sesc sendo destinada a todos os jovens do Brasil. Ela recebe anualmente 160 novos alunos, que ingressam na 1ª série do Ensino Médio.

Os alunos vão habitar numa vila de quatro prédios (dois para alunos e dois para alunas), com três andares de dormitórios em cada prédio, em quartos para dois ou três jovens.


Um novo conceito de escola
- turmas de até 15 alunos
- 86 salas de aula
- moradia para alunos e docentes
- laboratórios e oficinas específicos
- salas de artes
- bolsas de estudo
- biblioteca com 40 mil volumes
- capacitação profissional

Saiba mais: http://www.esem.com.br/

Telefone para maiores informações: central de atendimentos : 2126 - 9503