sexta-feira, 8 de junho de 2007

Câmara Municipal de Manaus integrará portal do poder legislativo

Por Mayana Tomaz

O presidente da Câmara Municipal de Manaus, vereador Leonel Feitoza (PSDB), recebeu esta semana o representante da Secretaria Especial do Interlegis, vinculada ao Senado Federal, James Carvalho, que veio apresentar ao chefe do Legislativo municipal o portal Interlegis, um projeto desenvolvido através da parceria entre o Senado e o Banco Interamericano de Desenvolvimento.

O objetivo do portal é modernizar e integrar o legislativo brasileiro, através da internet, nos níveis federal, estadual e municipal. O portal Interlegis, criado há dez anos, congrega atualmente mais de quatro mil câmaras, uma adesão de cerca de 75% dos municípios brasileiros. No estado do Amazonas o Interlegis já agrega outras Câmaras municipais, como a de Humaitá.
Sobre a adesão à comunidade, o representante da Interlegis explicou que basta a Câmara entrar no site da Interlegis (www. Interlegis.gov.br) e preencher o formulário de adesão onde encontram-se todas as informações para o credenciamento que não traz ônus para o Poder Legislativo.

De acordo com Carvalho, a principal vantagem da participação na comunidade Interlegis é a capacidade de integração e conhecimento, de relacionamento com os demais poderes legislativos do país. A idéia é estreitar o relacionamento com a Câmara de Manaus pelo trabalho que ela desenvolve e pela sua representatividade no Estado.

Para James Carvalho, os projetos que a CMM está implantando como a biblioteca e a escola do legislativo são projetos importantes que levam informações tanto aos vereadores quanto ao cidadão e esse é trabalho da Interlegis, incentivar e trabalhar junto com as casas legislativas. Para Leonel Feitoza, a adesão a Interlegis representa mais uma oportunidade de abrir o parlamento para o povo através de cursos e aperfeiçoamentos e um ganho não só para a CMM, mas para toda população que permitirá também a integração com as Câmaras do interior do Estado. O parlamentar informou ainda que a formalização da parceria acontecerá no mês de agosto quando acontecerá um congresso da Interlegis aqui em Manaus, do qual participará o senador Efraim Moraes, que é o diretor-geral do Congresso Nacional.

Nenhum comentário: