sexta-feira, 1 de junho de 2007

Tabuada de libras pode ser adotada no ensino público do Amazonas

Por Amanda Monteiro

Um projeto de lei que dispõe sobre o processo de adoção e utilização da Tabuada da Linguagem Brasileira de Sinais (Libras) no Ensino Fundamental e Médio do Amazonas foi proposto pelo deputado estadual David Almeida (PAN).

A sugestão obriga todo o estabelecimento de ensino do Estado, que desenvolva a metodologia de Libras, a utilizar a tabuada especializada, em favor dos alunos surdos matriculados.

A Tabuada de Libras deverá ser desenvolvida durante, no mínimo, três anos pelos professores que atuam com educação de alunos surdos após sua adoção. Sendo que a metodologia a ser utilizada, na prática, para a explicitação do material em sala de aula, será de competência das instituições de ensino.

A proposta do deputado enfatiza ainda que, para ser adquirida com recursos públicos, a Tabuada seja aprovada e avaliada por uma comissão a ser constituída por especialistas (mestres ou doutores) com experiência na linguagem de sinais.

O projeto de David indica que o Poder Executivo será o agente regulador dos preços que serão pagos pelas Tabuadas de Libras. No documento enviado para apreciação na ALE, fica estabelecido que as condições de apresentação e acabamento desse material pedagógico serão avaliadas pela Secretaria Estadual de Educação (Seduc) e Secretaria Municipal de Educação (Semed).


Justificativa do projeto
A professora Mariê Augusta de Souza Pinto, especialista em Educação na Linguagem de Libras, atualmente docente da Fametro, instituição de ensino sediada em Manaus-AM, lançou no ano de 2005 a “Tabuada em Libras”, obra que foi direcionada, sobretudo, aos municípios de Parintins e Manaus.

A “Tabuada em Libras” foi lançada, de modo específico, para o uso de pessoas com surdez, as quais necessitam de educação especial, de qualidade, sistematizada a partir de conhecimentos teórico-práticos. Na obra, está sistematizado grande parte dos procedimentos gestuais para o estabelecimento da comunicação via sinais com surdos.

O livro é importante, ainda, por conta de ter surgido a partir de uma iniciativa pioneira, tratada durante anos de pesquisa e extensão.

Nenhum comentário: