quinta-feira, 24 de maio de 2007

“Dia do Desafio” combate a inatividade

Por Kid Mahall

Um dos maiores problemas da humanidade em tempos modernos é a falta de atividades físicas. O sedentarismo está matando mais que o trânsito e até muitas guerras. Por isso, o Serviço Social do Comércio (Sesc) e a Prefeitura de Manaus, se unem para realizar no dia 30 de maio, um programa que visa combater a inatividade, o “Dia do Desafio”.

O projeto será realizado nas Unidades do Sesc Amazonas, no Centro Comercial de Manaus, nas Escolas, nas secretarias Municipais e na Praça da Polícia, das 6h às 21h. A meta é envolver mais de 60% da população em pelo menos 15 minutos de atividades físicas e conscientizá-la para que essa ação se torne em um hábito diário.

Segundo a professora e coordenadora do projeto, Regina Márcia, qualquer atividade pode ser desenvolvida, individual ou coletiva. “Pessoas de qualquer idade, sexo , cor , credo, novo, velho ou de qualquer estatura pode participar. Não tem limite e vale tudo, o importante é se mexer”, enfatiza.

Dia do Desafio
O Dia do Desafio foi criado no Canadá e vem sendo difundido mundialmente pela Trim & Fitness International Sport for All Association (TAFISA), entidade alemã de promoção do esporte para todos. Com um conceito simples, o evento incentiva cidades dos cinco continentes a promover a prática da atividade física diária, ressaltando a importância do esporte e do lazer para a manutenção da saúde.
Realizado anualmente, sempre na última quarta-feira do mês de maio, o Dia do Desafio propõe que as pessoas interrompam suas atividades rotineiras e pratiquem, durante 15 minutos consecutivos, qualquer tipo de atividade física.

Princípios básicos que orientam a realização do Dia do Desafio:

Acessibilidade - todos têm a oportunidade de participar, de acordo com seu potencial individual, sem qualquer restrição à idade, condição social, habilidade ou local onde vive.

Envolvimento - as idéias nascem nas comunidades e todos participam e colaboram com o desenvolvimento da programação. Um desafio à criatividade!

Diversão - o Dia do Desafio não busca índices esportivos. Fazer da atividade física um momento de diversão é um dos principais objetivos.

Diversidade - ações individuais ou programas coletivos são opções para quem quer participar. Sempre existe uma atividade adequada à condição e interesse de cada indivíduo.

Confiabilidade - o cuidado e a honestidade na apuração e divulgação dos resultados garantem a confiança e o bom relacionamento entre as cidades.

Segurança - o Dia do Desafio privilegia a segurança dos participantes, selecionando atividades adequadas aos locais onde se realizam, em especial, as que envolvem grandes multidões.

Benefícios para a comunidade - uma comunidade saudável se forma com indivíduos saudáveis onde prevalece a integração e a cooperação. O Dia do Desafio estimula a formação do espírito de coletividade.

Benefícios para a saúde - A prática da atividade física diária promove grandes melhorias na condição de saúde. O Dia do Desafio alerta as populações para esta necessidade.

Nenhum comentário: