sexta-feira, 25 de maio de 2007

Empresas recebem orientação quanto à atividade química

Por Suleima Pantoja

Com a finalidade de orientar as empresas que trabalham com química quanto à importância de contratação de um profissional da área e a regularização de documentos, o Conselho Regional de Química da XIV região realiza diariamente visitas às empresas de Manaus e do interior.

De acordo com o presidente do Conselho Avelino Cuvello, os fiscais fazem as visitas no sentido de informar sobre as necessidades de contratação e organização de documentos. “Temos uma preocupação, verificar se o profissional está dentro de sua capacidade adequada de produção, pois com um profissional qualificado a empresa só tem a ganhar em termos de produtividade”, afirma.

Em média são visitadas quatro empresas por dia mediante a três situações: a primeira é quando a empresa é registrada, neste caso as visitas são anuais para atender aos profissionais que nela trabalham; a segunda ocorre quando a empresa está em fase de implantação e necessita se regularizar e a terceira é quando a empresa não atende aos padrões estabelecidos pelo conselho.

Algumas empresas aparentemente não possuem atividade química, mas como afirma o coordenador de fiscalização do Conselho Regional de Química Mário Jarbas é necessário fazer a visita para identificar se dentro das atividades que executa há alguma que seja enquadrada na área química. “Caso haja atividade, a empresa será orientada a contratar um profissional da área”, salienta.

A necessidade do profissional técnico, bacharel ou engenheiro químico depende do porte da empresa, de seu capital social e do número de funcionários. “ Uma empresa, por exemplo, que possui acima de cinqüenta funcionários será necessário contratar de um profissional de nível superior”, explica o coordenador.

Atualmente, o CRQ em Manaus conta com dois fiscais que realizam o trabalho de visita e um Engenheiro Químico que analisa todos os levantamentos e coordena a área de fiscalização e orientação aos profissionais da química. O Conselho abrange também os estados do Acre, Rondônia e Roraima, e as fiscalizações são realizadas pelas delegacias situadas em cada um deles.

Informações podem ser obtidas pelo telefone 3233-8896 ou pelo site do CRQ .

Nenhum comentário: