quinta-feira, 31 de maio de 2007

Nilton Lins realiza I Feira Cultural e III Mostra de Educação

Por Louridana Castro

III Mostra de Educação

Com o objetivo de integrar os alunos dos cursos de História, Geografia, Letras e Sociologia, o Centro Universitário Nilton Lins realiza no dia 4 de junho (segunda-feira), no Hall do Bloco I, campus Parque das Laranjeiras, das 19h às 21h a “III Mostra de Educação” dos cursos de Licenciaturas.

O projeto é voltado aos acadêmicos dos cursos, que irão expor vários trabalhos, entre eles, um que conta a história do Centro Universitário, demonstrando o pioneirismo do professor Nilton Lins no Amazonas. “É relevante para os acadêmicos conhecerem a história da Instituição, quando surgiu, qual o objetivo e o que é mais importante, ainda, mostrar o trabalho do professor Nilton Lins”, declara a coordenadora do projeto, professora Maria de Nazaré Silva.

Uma das turmas do curso de Letras vai apresentar um trabalho sobre a Academia Amazonense de Letras, destacando os autores amazonenses que abordam a literatura, poesia e assuntos Amazônicos. Outra turma irá falar sobre a Academia Amazonense de Ciências e Arte do Amazonas (Alcear), na qual são valorizados homens e mulheres marcantes na sociedade amazonense por suas atitudes em buscar o aperfeiçoamento pessoal, intelectual e profissional.

Fazem parte da Alcear a professora da UniNilton Lins, Ruth Prestes Gonçalves, que fará o lançamento de um livro no evento e o escritor Gaitano Pereira Antonaccio, que será homenageado.

Segundo a coordenadora do projeto, Nazaré Silva, é muito importante promover as intelectualidades de Manaus e do Estado. “Nós temos como missão educar a Amazônia, nesse evento, vão ser apresentados pontos relevantes, por meio dos quais os alunos de licenciatura vão conhecer os autores e vão ter contato com a cultura local”, enfatiza.

No mesmo evento será apresentado um projeto sobre o Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) que é um projeto nacional com uma complexa infra-estrutura tecnológica, composto por subsistemas integrados de sensoriamento remoto, radares, estações meteorológicas e plataformas de dados, instaladas na região. “O Sipam é muito importante na Amazônia Legal Brasileira, porque, por meio dele podem ser percebidas todas as áreas que estão sendo desmatadas e queimadas na Amazônia”, explica Nazaré Silva.

I Feira Cultural de Língua Espanhola

Para mostrar o que os acadêmicos dos cursos de Licenciatura em Língua Portuguesa, Turismo, Jornalismo e Administração do Centro Universitário Nilton Lins, assimilaram na disciplina de Língua Espanhola, será realizado no dia 8 de junho, a partir das 19h, a I Feira Cultural de Língua Espanhola, no Hall do Bloco I, campus Parque das Laranjeiras.

Segundo o coordenador da atividade, professor Carlos Alberto Cruz Pinto, as turmas estão divididas em grupos. “Os grupos, que somam cerca de 200 alunos, vão mostrar que têm facilidade para falar a língua espanhola e vão apresentar os aspectos políticos, gastronômicos, econômicos e culturais de paises que influenciam nosso dia-a-dia”, salienta.

No mesmo evento alunos do curso de Licenciatura em Língua Portuguesa vão mostrar o que aprenderam, além da importância do idioma na vida deles enquanto professores de língua portuguesa e qual a relação do espanhol com língua portuguesa.

O curso de Turismo vai se dedicar a expor a parte turística de cada país apresentado. Os acadêmicos de Jornalismo vão mostrar a parte da Argentina que influencia no Mercosul. Já os alunos de Administração falarão diretamente sobre o Mercosul.

Voltar

Nenhum comentário: