quinta-feira, 17 de maio de 2007

Festival do Sesc revela cantores anônimos

Por Kid Mahall


Pelo 27º ano consecutivo, o Serviço Social do Comércio (Sesc) realiza o Festival de Calouros. O evento acontece dia 18 de maio, a partir das 12h, no Centro Cultural José Lindoso, na Unidade Sesc Centro (Rua Henrique Martins – Centro) no qual vai ser realizada a segunda eliminatória.

O festival contará com a participação de 13 candidatos. O projeto visa dar oportunidade aos comerciários e usuários que praticam o canto popular de forma livre e sonham em sair do anonimato.

O vencedor ganhará como prêmio a importância de R$ 1.000,00 (um mil reais) líquidos e várias participações nas diversas atividades nas unidades operacionais do Sesc Amazonas (Centro, Balneário e Manacapuru).

O festival de calouros foi um projeto idealizado pelo cantor e assessor cultural do Sesc Amazonas, Zezinho Corrêa, . “Os comerciários possuem muitos valores artísticos, o que está faltando é incentivo ou oportunidades de revelá-los”, finaliza.

As atrações não são apenas os candidatos, os jurados também se tornam o foco de muitos comerciários. Este ano os jurados das eliminatórias são: os cantores Cileno, Cinara Nery e Raiff Matos, a gerente de programas sociais do Sesc Amazonas, Sumaran Trigueiro, a Maestrina da Ufam, Eide Vasconcelos. Os nomes dos jurados da final, não são revelados. Embora seja um festival de caráter amador, têm que ser adotadas algumas medidas, como se fosse um concurso profissional.

A apresentação do festival também se torna um atrativo, uma vez que é convidada uma personalidade do meio da comunicação para fazê-la. Alguns nomes despontam no gosto dos comerciários: a jornalista Baby Rizzato (TV A Critica,) Vivi Cariolano (TV Cultura) e a dupla Raimundo e Maria (foto).

Além da oportunidade de subir ao palco para cantar, todos os candidatos recebem orientações técnicas que proporcionem melhor postura cênica durante a apresentação. “O candidato já sai do festival preparado para se tornar um cantor”, conclui Genivaldo Almeida, técnico de som do Sesc Amazonas.

Nenhum comentário: